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Tese de Recursos Digitais em Educação

Educação 4.0

Aluno:José António Valente Teixeira
Nº de Aluno: 210200008
 
 
Início: 2023-10-26
Inscrição Definitiva: 2023-11-29
Entrega da Tese: 2023-10-26
Defesa: 2023-12-22
 
Título da Tese: Educação 4.0
Tema Definitivo: Educação 4.0
Tema Provisório: Educação 4.0
Resumo: O projeto tem como desígnio principal a integração de conhecimentos pertinentes à Indústria 4.0 (I4.0) no desenvolvimento de atividades no âmbito da Educação Tecnológica (E.T.), utilizando pedagogias ativas fundamentadas em trabalhos de grupo e metodologias de projeto centradas no aluno. O objetivo a atingir com esta iniciativa consiste em potencializar o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e resolução de problemas dos alunos. Neste contexto, a I4.0 surge como um vetor catalisador no processo educativo, possibilitando a aquisição de competências por meio da aplicação da tecnologia IoT (Internet of Things) e SCF (Sistema Ciberfísico), abarcando um paradigma educacional inovador, denominado Educação 4.0 (E4.0). Neste trabalho projeto, os robôs são uma ferramenta estratégica para o processo educativo, com potencialidade para dinamizar as áreas de mecânica, eletrónica e programação, permite o desenvolvimento de cenários de aprendizagem STEM com robôs educativos para atividades de caráter interdisciplinar A robótica educacional, neste contexto permite motivar os alunos através da construção de conteúdos, explorando problemas do quotidiano, utilizando a interdisciplinaridade onde o papel do professor é transformado de modo a orientar as atividades de investigação do aluno. No trabalho projeto são utilizados dois robôs com objetivos específicos de criar cenários de aprendizagem, para: i) explorar competências nas disciplinas de E.T., TIC e Matemática; ii) desenvolver modelos para aprendizagem de caracter interdisciplinar, operacionalizar o conceito em sala de aula e monitorizar as produções dos alunos, identificando o seu envolvimento e o contributo dos modelos para a aprendizagem. O trabalho é monitorizado e avaliado através uma abordagem interdisciplinar integrando pesquisa em ciência de Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD), registando através de checklists, notas de campo e fotografia. Com a colaboração entre os grupos envolvidos no trabalho projeto e os meios envolvidos no projeto. Por fim, são consignadas as conclusões positivas alcançadas no decurso do projeto, bem como as barreiras superadas, culminando com a delimitação de perspetivas e direcionamentos para trabalhos futuros.