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Tese de Recursos Digitais em Educação

Integração curricular do Pensamento Computacional: que desafios para os professores?

Aluno:Aida de Jesus Ferreira da Silva Graça
Nº de Aluno: 210200011
 
 
Início: 2024-02-01
Inscrição Definitiva: 2024-02-01
Entrega da Tese: 2024-01-16
Defesa: 2024-04-10
 
Título da Tese: Integração curricular do Pensamento Computacional: que desafios para os professores?
Tema Definitivo: Integração curricular do Pensamento Computacional: que desafios para os professores?
Tema Provisório: Integração curricular do Pensamento Computacional:que desafios para os professores?
Resumo: Este estudo procura investigar os desafios enfrentados pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) ao integrarem o Pensamento Computacional (PC) nas suas práticas pedagógicas, considerando a inclusão desta capacidade no currí-culo nacional da Matemática. A pesquisa apresenta uma experiência de formação que visa abordar o PC com professores e apoiá-los na prática pedagógica. A integração curricular do PC implica o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento tecnológico dos professores, dada a estreita relação desta capaci-dade com o uso da tecnologia, em especial com a programação visual e tangível. A metodologia adotada segue uma abordagem de natureza qualitativa e inter-pretativa, com alguns dados quantitativos descritivos. Os dados foram recolhidos por meio de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturada. Os resultados indicam que, após a experiência, os participantes ainda apre-sentam fragilidades no conhecimento pedagógico do conteúdo. No entanto, observa-se uma evolução positiva no uso da tecnologia como suporte ao PC. Destaca-se ainda a necessidade de formação relacionada com as práticas associadas ao PC, as mu-danças na metodologia do ensino da Matemática, incluindo a avaliação de alunos.