Código: | MCF007 | Sigla: | CCG | |
Área Científica: | Contabilidade |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MCF | 24 | Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto | 1º | 6 | ||
Despacho n.º 7561/2012, de 31 de maio | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Face ao crescente alargamento das temáticas da contabilidade de gestão com impacto nos diferentes níveis de gestão das organizações, esta unidade curricular tem os seguintes objetivos:
1. Desenvolver uma análise crítica da utilidade das ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão;
2. Debater o alargamento dos papéis do contabilista de gestão nas organizações;
3. Conhecer ferramentas de contabilidade de gestão mais contemporâneas e debater a sua utilidade para os gestores.
Capítulo 1: Evolução da contabilidade de gestão.
Capítulo 2: Os múltiplos papéis do contabilista de gestão.
Capítulo 3: Inovações em contabilidade de gestão.
Capítulo 4: Ferramentas de custeio/gestão baseadas em atividades.
Capítulo 5: Balanced scorecard.
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao aluno questionar a utilidade das ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão no atual contexto competitivo. O capítulo 2 permite ao aluno discutir o alargamento dos papéis do contabilista de gestão nas organizações. Os capítulos 3, 4 e 5 permitem ao aluno conhecer a diversidade de inovações de contabilidade de gestão e debater a sua utilidade para os gestores
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
A avaliação de conhecimentos contempla as seguintes componentes:
a. Apresentação oral e discussão de um trabalho individual (30%);
b. 1ª prova escrita individual (20%);
c. 2ª prova escrita individual (30%);
d. Participação construtiva nas aulas (20%).
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente, partindo das limitações de ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão. e atendendo aos papéis do contabilista de gestão, para introduzir e discutir a utilidade de inovações contemporâneas de contabilidade de gestão.
Drury, C. (2018). Management and Cost Accounting (10th Edition). London: Cengage Learning College.
Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2015). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (10.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.
Major, M., & Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática (2.ª Edição). Lisboa: Escolar Editora.