Código: | ERAGT049 | Sigla: | ADMC |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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ERSGT | Curso Mobilidade Internacional Erasmus | 1º | 3 | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 26,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O principal objectivo desta unidade curricular é permitir aos alunos explicar os principais conceitos de contabilidade de gestão e de análise de negócios e o contexto em que operam. Assim, no final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz:
1. Discutir a utilização da contabilidade de gestão e outras informações na gestão organizacional.
2. Avaliar o potencial das técnicas analíticas na abordagem de questões empresariais.
3. Identificar e aplicar uma gama de técnicas analíticas a casos de negócios.
CAPÍTULO I Introdução à contabilidade de gestão
CAPÍTULO II Conceitos e terminologias de custos
CAPÍTULO III Análise custo-volume-resultado
CAPÍTULO IV Avaliação de desempenho
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo I permite ao estudante conhecer a natureza, as finalidades e as origens da contabilidade de gestão. Os capítulos II e III permitem ao estudante compreender a natureza dos custos; objectos de custos; classificações de custos para o cálculo de custos de produtos, planeamento, controlo e tomada de decisões. O capítulo IV permite ao estudante conhecer o papel dos orçamentos e o processo orçamental na avaliação do desempenho; análise básica da variância e sobre o balanced scorecard.
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes duas componentes:
a) Participação construtiva em aula (50%).
b) Apresentação/discussão de um artigo de investigação empírica (50%)
The teaching methodologies followed in this course unit allow the progressive achievement of its learning objectives because it is considered the interdependence of contents and it is made use of case studies taking specific organizational contexts in order to support the learning process through time.
Anthony, R. N., & Govindarajan, V. (2020). Management Control System, Sistem pengendalian manajemen, Buku 2.
Drury, C., & Tayles, M. (2021). Management and Cost Accounting (11th ed.). Cengage Learning.
Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2020). Managerial Accounting (16th ed). McGraw¿Hill Education.