Código: | LCFB10119 | Sigla: | CG II | |
Área Científica: | Contabilidade |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LCFB1 | 53 | Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 54,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre os processos de planeamento e controlo orçamental. Assim, no final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão;
2. Compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações;
3. Conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
Capítulo 1: Planeamento e Sistemas de Contabilidade de Gestão.
Capítulo 2: Orçamento Anual.
Capítulo 3: Custos Básicos.
Capítulo 4: Controlo Orçamental.
Capítulo 5: Conceção e Implementação de Sistemas de Contabilidade de Gestão.
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao estudante conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão. Os capítulos 2, 3 e 4 permitem ao estudante compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações. O capítulo 5 permite ao estudante conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes duas componentes:
a) Um trabalho de grupo: 40% (nota mínima de 8 valores);
b) Uma prova escrita individual: 60% (nota mínima de 8 valores).
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo.
Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão (9.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.
Drury, C. e Tayles, M. (2023). Management and Cost Accounting (12.ª Edição). London: Cengage Learning College.
Jordan, H., Neves, J., e Rodrigues, J. (2021). O Controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (11.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.