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Diversidade e Inclusão em Produção Multimédia

Código: LPME35    Sigla: DIPM
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 31 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Teórico-Práticas: 48,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António Fernando Saldanha Portelada   1,00
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Fernando Saldanha Portelada Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Coordenação Científica
Gracinda Maria Nunes Costa Hamido Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Após a conclusão desta unidade curricular (UC), o/a aluno/a deve poder (de acordo com os objetivos gerais de aprendizagem da licenciatura):
OA1. Desenvolver competências e pensamento crítico para a diversidade e inclusão na sociedade digital;
OA2. Trabalhar e usar a diversidade cultural e competências inclusivas numa variedade de assuntos da atualidade;
OA3. Aumentar a consciencialização sobre a diversos de conteúdo inclusivo e as suas respetivas aplicações na área da produção multimédia;
OA4. Projetar ou melhorar uma estrutura de competências digitais para promover e aprimorar este tipo de pensamento nas organizações.

Conteúdos programáticos

Esta unidade curricular tem como objetivo impulsionar a análise, o design e a implementação de políticas que envolverão a sociedade em atividades que visem aumentar a diversidade e inclusão na produção multimédia a resultados científicos, levando em consideração a dimensão social e inclusiva. Portanto, os/as alunos/as serão convidados/as a refletir sobre questões como:
1. A alfabetização digital e competências de inclusão no século XXI
1.1. A sociedade digital
1.2. A diversidade digital
1.3. A inclusão digital
2. A diversidade e inclusão e a sua aplicação no campo da produção multimédia
2.1. Os impactos tecnológicos e digitais
2.2. Os impactos sociais
3. Formas de diversidade e inclusão através de ferramentas digitais
3.1. A coesão social e inclusiva em ambientes digitais
3.2. Ferramentas sociais e comunicativas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Será elaborada uma visão geral dos centros aspetos fundamentais e vocacionados na diversidade e inclusão em produção multimédia correspondendo num primeiro ponto ao OA1.
Num segundo ponto, espera-se que os/as alunos/as desenvolvam o pensamento crítico, desenvolvam ideias e soluções que se articulem com as principais tendências da unidade curricular (ferramentas tecnológicas que promova a inclusão e diversidade nas diferentes áreas da multimédia) integrando outros aspetos como a literacia e sociedade digital, relacionando-se com os OA2 e OA3.
Numa última instância será objetivo do/a aluno/a desta unidade curricular ser capaz de criar e estabelecer formas de diversidade, integração e inclusão de novas metodologias tecnológicas e digitais no campo da produção multimédia. Assim, é pedido que através da criação de uma ferramenta digital se verifique o percurso de aprendizagem ao longo da unidade curricular. E que, de certa forma, seja possível de integrar esta solução diversa e inclusiva na sociedade e organizações dos dias de hoje. Esta última parte estabelece uma relação direta com o OA4.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Dada a especificidade desta UC, a prioridade deve focar-se na estrutura e na introdução conceptual de cada módulo direcionando-a imediatamente a uma contextualização e ligação com os contextos práticos e contato direto entre o/a aluno/a e as tecnologias de inclusão e diversidade. É também importante promover o trabalho colaborativo entre os/as estudantes.
Assim, a avaliação de trabalho resultará de:
- A participação interativa nas aulas, na plataforma moodle e o compromisso e o desempenho nas tarefas propostas em equipa e/ou individuais (30%);
- Projeto a desenvolver em individualmente numa temática da UC interligando com o local de estágio (organização)e respetiva apresentação e discussão do trabalho (50%);
- Reflexão sobre o trabalho em equipa durante a UC (20%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Será dada prioridade a uma metodologia que envolva os/as estudantes na construção da sua aprendizagem que resulta numa atitude pró-ativa, com base na estrutura conceptual para análise e resolução de problemas.
A metodologia prática de aprendizagem vem de um estudo mais baseado na aprendizagem do saber-fazer. Neste caso, será adaptado às circunstâncias e ao contexto dos objetivos do curso (UC). O quadro conceptual da UC e estado de arte da mesma proporcionará um acesso expansível aos/às alunos/as, de forma a serem capazes de desenvolver os seus conhecimentos a partir das diversas propostas de trabalho que levem à experiência, testem, reformulem, discutam, analisem e tirem as suas conclusões. Este é um dos objetivos que estabelece uma ligação com a metodologia de ensino onde, por conseguinte, pretende-se partilhar os resultados obtidos com base nas suas referências, dos objetivos da atividade e até mesmo dos objetivos pessoais / profissionais, explorando em cada módulo diversos recursos digitais que contribuam para o desenvolvimento e a prática da diversidade e inclusão digital.
As aulas terão caráter teórico e prático, sendo o/a docente responsável pela apresentação dos principais temas, orientando os/as alunos/as através da sua exploração crítica. A adoção desta metodologia envolve, na maioria das vezes, a distribuição de alunos/as por pequenos grupos de trabalho.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alves, M., Almeida, A., Ferreira, A. M., Neves, H., & Prata, M. M. (2018). Desenho Universal para a Aprendizagem: Trilhos inclusivos rumo ao sucesso educativo. Revista Educação Inclusiva, 9(1), I-XX.
CAST. (2022). https://udlguidelines.cast.org/
Gottschalk, F., & Weise, C. (2023). Digital equity and inclusion in education: An overview of practice and policy in OECD countries. OECD Education Working Papers. OECD Publishing.
Kaczorowski, T., McMahon, D., Gardiner-Walsh, S., & Hollingshead, A. (2023). Designing an Inclusive Future: Including Diversity and Equity With Innovations in Special Education Technology. TEACHING Exceptional Children, 55(5), 376-383.
OCDD. (2022). Review of Inclusive Education in Portugal, Reviews of National Policies for Education. OECD Publishing.
Rao, K. (2021). Inclusive instructional design: Applying UDL to online learning. The Journal of Applied Instructional Design, 10(1), 1-10.