Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular (UC) visa abordar: (a) os perfis e processos de liderança existentes nas organizações e (b) as técnicas de gestão de pessoas no seio das organizações. Ao longo da apresentação das matérias da UC, pretende-se que os alunos adquiram novos e úteis conhecimentos, capacidades e competências, nomeadamente para:
1. Apresentar as várias perspetivas sobre as competências no domínio da gestão e liderança, bem como perceber as diferentes abordagens de liderança e a sua aplicação a contextos diferenciados (exemplo: organizações de economia social); 2. Compreender o papel da gestão de pessoas no seio das organizações, definir políticas e práticas de gestão de pessoas, particularmente, em contexto de organizações sem fins lucrativos.
Conteúdos programáticos
1. MÓDULO 1: LIDERANÇA
1.1. A gestão, a liderança e a gestão de pessoas. 1.2. Atitudes positivas das pessoas no trabalho: empenhamento e satisfação. 1.3. A motivação: teoria e prática. 1.4. Modelos de abordagem e estilos de liderança.
2. MÓDULO 2: GESTÃO DE PESSOAS 2.1. Gestão de pessoas, felicidade e desempenho 2.2. Políticas e práticas de gestão de pessoas 2.3. Desafios atuais da gestão de pessoas 2.3. A mobilização das pessoas para o voluntariado
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
I - O módulo de liderança apresenta e desenvolve as diferenças entre a gestão e a liderança, os diferentes estilos de liderança e situações de aplicação mais adequadas, bem como abordagens recentes neste domínio (exemplo, a e-liderança). Os exemplos de aplicação considerarão a realidade específica das organizações de economia social. II - No módulo de Gestão de Pessoas, procura-se (em primeiro lugar) que os estudantes compreendam a importância estratégica da função recursos humanos em organizações sem fins lucrativos. Depois, pretende-se que adquiram conhecimento sobre as técnicas próprias à função, que permitem a concretização dos objetivos organizacionais considerando sempre os recursos humanos como um ativo vital ao sucesso da missão organizacional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
METODOLOGIA DE ENSINO: A metodologia adotada implica tanto os métodos expositivo e interrogativo, como o estudo de casos. Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a simulação de situações, análise e discussão de casos. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: A avaliação contínua será realizada através de um teste escrito (módulo 1 - Liderança) e de um trabalho/relatório escrito individual com apresentação oral (módulo 2 ¿ Gestão de Pessoas). Cada um destes elementos valerá 50% da nota final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Ancorando a aquisição de competências nas três dimensões do saber (saber saber, saber fazer e saber ser), considera-se importante que a metodologia de aprendizagem se adense na utilização plural de várias ferramentas de apropriação e de realização que permitam aos estudantes o enriquecimento pela aprendizagem vicariante, a reflexão pela análise e pelo debate, e a transferência de conhecimentos pela simulação.
Desta forma, pretende-se que os estudantes sejam capazes de: - compreender e aplicar diversos estilos de liderança; - compreender a gestão de recursos humanos enquanto disciplina das ciências empresariais; - caracterizar e utilizar as políticas e técnicas de gestão de pessoas - compreender a importância do fator humano para o sucesso da missão das organizações.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice (13th ed), Kogan Page. Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cardoso, C. C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed). RH editora. Gonçalves, S. P., Palma, P. J. & Lopes, M.P. (2021). Encruzilhadas e Desafios da GRH. Lisboa: Edições Sílabo. Noé, R., Hollenbeck, J., Gerhart, B., & Wright, P. (2021). Human Resource Management. 12ª ed., McGraw Hill. Northouse, P. (2016). Leadership: Theory and Practice (7th ed). Sage Publications. Pina e Cunha, Miguel; Rego, Arménio; Campos e Cunha, Rita; Cabral-Cardoso, Carlos; Alves Marques, Carlos; e Gomes, Jorge F. S. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (2ª Ed). Edições Sílabo. Pynes, Joan E. (2009). Human Resources Management for Public and Non-profit Organizations: a Strategic Approach (3rd Ed). John Wiley & Sons Torrington, D., Hall, L., & Taylor, S. (2021). Human Resource Management. 11ª ed., Prentice Hall.