Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular (UC) de Base de Dados I (BDI) apresenta-se como uma primeira abordagem à problemática da modelação e criação de bases de dados relacionais.
No final da UC o aluno deverá saber: Definir os conceitos fundamentais sobre a gestão da informação; reconhecer a importância de uma correta gestão da informação; analisar e estruturar a informação que vai alimentar uma base de dados relacional; implementar o modelo relacional; saber efetuar a normalização de dados e aplicar as regras que contribuem para a integridade dos mesmos; criar uma base de dados em SQL; criar, alterar e eliminar tabelas e índices em SQL; conhecer e aplicar o conceito de transação; conhecer e aplicar privilégios.
Conteúdos programáticos
1 . Fundamentos de Bases de Dados: abordagem tradicional; Abstração de dados; modelos de dados; tabelas; chaves primária; chaves forasteira. 2. Metodologias de desenho e conceção de Bases de Dados Relacionais: integridade dos dados; dados redundantes; dependência funcional; normalização de dados; objetivos a atingir num projeto de BDs; Passagem (E-R D) para Esquema de Dados. 3. A linguagem interrogação SQL:
escolher tipos de dados; criação de tabelas (CREATE TABLE); parâmetros de restrições; tipos de restrições; alteração da estrutura de uma tabela (ALTER TABLE); criação de índices (CREATE INDEX); Eliminação de tabelas e índices (DROP TABLE e DROP INDEX); Inserção de linhas (INSERT ); Eliminação de linhas (DELETE ); Integridade dos dados; Criação da Bases de Dados SQL; Conceito de transação (COMMIT e ROLLBACK).
4. Interrogações em SQL: simples, Junções, Funções, Funções de Grupo
5. Gestão de privacidade/segurança na BDs: Privilégios de objetos (GRANT e REVOKE).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular encontra-se estruturado em torno e no sentido da prossecução dos objetivos definidos. O primeiro objetivo é conseguido no final do primeiro tópico do programa, pela introdução de conceitos base para a compreensão de todos os assuntos que serão analisados em sequência. Os seguintes seis objetivos serão alcançados pelo segundo ponto do programa, direcionando o estudo para a fase de conceção de uma base de dados relacional, uma vez percecionadas as características e implicações de trabalhar com este tipo de estrutura. À medida que se vai percorrendo o programa da UC, os tópicos abordados vão sendo cada vez mais práticos para permitir uma maior consolidação dos conhecimentos. A aplicação dos conceitos estudados anteriormente, na manipulação de um sistema de gestão de base de dados, ajudará a uma melhor compreensão das matérias estudadas e das que se seguem.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular reside na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" que consiste na introdução de um trabalho prático que é desenvolvido ao longo do semestre, onde os alunos terão que passar pelas várias fases de análise, desenho e criação de uma base de dados em SQL. Pretende-se com este trabalho a implementação de uma base de dados para resolver o problema especificado pelo grupo de trabalho. Serão expostos pelo docente, os conceitos principais subjacentes à temática das bases de dados. A avaliação terá a seguinte ponderação: - 1 teste de avaliação- 50% - 1 trabalho prático (de grupo) - 50% Tendo em conta a conjuntura atual de pandemia a leccionação e acompanhamento de trabalhos desta unidade curricular será online, sendo cumprido o horário de aulas presenciais. Para que o aluno fique dispensado do exame, a classificação da frequência assim como a classificação do trabalho prático deverá ser pelo menos 8 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A forte componente prática da UC conduz a um tratamento privilegiado do fazer. Contudo, na base destas competências práticas, existe também um conjunto de conhecimento teórico, conceptual, que importa transmitir aos alunos para que a prática se possa realizar de forma consciente e eficaz. Aprender fazendo, mas de forma informada sobre a técnica e a ciência que suporta essas competências. Por isso, a UC inicia pela exposição dos conceitos chave, evoluindo rapidamente para a aplicação desses conhecimentos para situações reais dos sistemas de informação suportados por bases de dados. Por se considerar que ambas as componentes - teórica e prática - e, por outro lado, conceptual e de construção, são igualmente importantes e dependentes entre si, as avaliações estão concentradas em torno destes componentes. A realização de duas provas de avaliação pretende aferir as competências dos alunos, num primeiro momento, sobre a componente conceptual teórica e prática e, num segundo momento, sobre as competências relativas à construção e gestão das bases de dados recorrendo a ferramentas líderes no mercado. Para avaliar horizontalmente todas as competências exigidas para aprovar nesta UC, a realização de um trabalho de grupo, onde se aliam todos os elementos do ciclo de vida das bases de dados, confere uma consistência superior ao método de ensino/aprendizagem e ao processo de avaliação..
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
¿ Date,C.J., An Introduction to Database Systems, Volume I, Eighth Edition, U.S.A., Addison_wesley Publishing Company, Inc., 2003 ¿ Elmasri, R., Navathe, S.B., Fundamentals of Database Systems, 4th ed, Addison Wesley, 2004, 0321204484 ¿ Ramakrishnan, R., Gehrke, J., Database Management Systems, 3rd ed, McGraw Hill, 2002 ¿ Database Systems, Addison and Wesley Professional, 2003