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Comércio Eletrónico

Código: LNI39    Sigla: CE
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 48 Despacho nº 6215/2023 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

1Ano-TA-TB

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Aquilino Manuel Felizardo Costa - ESGTS   2,00
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Aquilino Manuel Felizardo Costa - ESGTS Responsável
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 - Apresentar a evolução histórica do comércio eletrónico;
OA2 - Conhecer o contexto atual do comércio eletrónico;
OA3 - Apresentar os modelos de comércio eletrónico;
OA4 - Discutir as consequências para as empresas que querem participar neste novo canal de relacionamento com os
clientes e em particular no que se refere ao negócio móvel;
OA5 - Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam desenvolver um plano de negócio para implementar o
comércio eletrónico.

Conteúdos programáticos

CP1 - Introdução à economia digital e ao comércio eletrónico
CP2 - Modelos de negócio de comércio eletrónico
CP3 - Infraestrutura tecnológica para o comércio eletrónico
CP4 - Aspetos legais da construção de bases de dados de clientes (lei proteção de dados)
CP5 - Funcionamento das plataformas de e-commerce
CP6 - Outras tecnologias utilizadas no âmbito do e-commerce
CP7 - Métricas e indicadores de desempenho nos modelos de negócio digital
CP8 - Search Engine Marketing (SEM), Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA)
CP9 - Google Analytics.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teórico (T) e nas teórico-prático (TP),
explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: os pontos CP1 visam alcançar o
OA1 e o OA2, os pontos CP2 e CP3 visam alcançar o OA3, os pontos CP4, CP5 e CP6 visam alcançar o OA4, os pontos CP7,
CP8 e CP9 visam alcançar o OA5
OA1 - CP1
OA2 - CP1
OA3 - CP2 e CP3
OA4 - CP4, CP5 e CP6
OA5 - CP7, CP8 e CP9.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas teóricas (T) serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 - método expositivo (para a componente teórica)
M2 - método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)
M3 - método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de grupo, com
vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)
M4 - método ativo (para trabalho de grupo).




Avaliação


Periódica: 2/3 de presenças (obrigatório)
1 teste escrito (50%) 
1 teste escrito (50%)

A não realização ou obtenção de nota inferior de 9,5 valores num dos elementos de avaliação, terá sempre de realizar o exame época normal

Época normal, recurso e especial: teste escrito (100%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A prossecução dos OA1 é coerente com M1, sendo a respetiva consecução aferida em A2;
A prossecução dos OA2 e OA3 é coerente com M2, sendo a respetiva consecução aferida em A2;
A prossecução dos OA4 coerente com M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
A prossecução dos OA5 coerente com M3 e M5, sendo a respetiva consecução aferida em A1.
OA1 - M1 (A2)
OA2 - M2 (A2)
OA3 - M2 (A1, A2)
OA4 - M3 (A1)
OA5 - M3, M4 (A1).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Kutz, M. (2016). Introduction to E-Commerce: Combining Business and Information Technology. 1th Edition, The eBook Company
  • Remondes, J. (2020). Marketing Digital e E-commerce - Livro 3, Web Analytics e Métricas para Redes Sociais. Psicosoma
  • Laudon, K., & Traver, C. (2022). E-Commerce 2021-2022: Business, techology, society. Pearson
  • Mohapatra, S. (2013). E-Commerce Strategy: Text and Cases. Springer
  • Sandra R., & Turchi (2018). Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce. 2ª Edição, Editora Atlas
  • Sousa, I., Alturas, B., Cagica, L., & Isaías, P. (2017). E-Business e Economia Digital - Desafios e oportunidades num contexto global. Edições Sílabo