Código: | LIB10138 | Sigla: | MT | |
Área Científica: | Marketing |
Página Web: | https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1525 |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LIB1 | 34 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 3º | 5 | 60 | 125 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular tem por principal objetivo desenvolver competências e proporcionar uma abordagem prática e orientada para a tomada de decisão no âmbito do Marketing, num ambiente marcado pelo desenvolvimento de sistemas de informação. No final desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de: Compreender a ótica de marketing na era da informação; Distinguir os planos estratégico, tático e operacional de marketing; Explicar os modernos mecanismos de segmentação e posicionamento de marketing; Descrever os conceitos e instrumentos preconizados para formular o marketing-mix;Compreende múltiplas formas de criar e divulgar proposições de valor recorrendo a serviços prestados na Web 2.0.
1 - A Ótica de Marketing
2 - Planeamento Estratégico de Marketing
3 - Segmentação e Posicionamento
4 - Política de Produto na Era da Informação
5 - Política de Preço na Era da Informação
6 - Política de Comunicação na Era da Informação
7 - Política de Distribuição na Era da Informação
8 - Inbound Marketing and Social Media Marketing
9 - O Novo Marketing Múltiplo
Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente definidos. Os objetivos específicos de aprendizagem irão ser explicados aos estudantes, nomeadamente os relacionados com: (i) a ótica de marketing (ponto 1 do programa); (ii) as estratégias de marketing (ponto 2 do programa); (iii) a segmentação e o posicionamento (ponto 3 do programa); (iv) a formulação de políticas de produto (ponto 4 do programa), políticas de preço (ponto 5), políticas de comunicação (ponto 6) e políticas de distribuição (ponto 7); (v) os conceitos de inbound marketing e os instrumentos de marketing disponíveis na "web social"; (vi) o novo "marketing-múltiplo" na era da informação.
O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente, estudo de casos e realização de um trabalho prático. A avaliação será realizada através de um teste escrito (50%) e um trabalho prático (50%). Os alunos que não realizarem o trabalho prático e/ou obtiverem uma nota inferior a 8 valores no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).
O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nosobjetivos da Unidade e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de contínuo reforço da pretendida coerência.
Anderson, C. 2009. Free: o Futuro é Grátis. Lisboa: Actual Editora;
Kotler, P. & Keller, K. 2009. Marketing Management, 1st European Ed. New Jersey: Prentice Hall;
Rodrigues, D. 2015. DIRIGIR [E-Book]. Acedido em http://dariorodrigues.net/?p=518
Rodrigues, D. 2014. VENDER [E-Book]. Acedido em http://dariorodrigues.net/?p=481
Rodrigues, D. 2012. O Novo Paradigma do Marketing Múltiplo na Web Social. Lusíada. Economia & Empresa, nº 15, série II, pp. 13-41;
Rodrigues, D. 2002. E-Business na Óptica de Marketing. Lisboa: Lidel;
Tapscott, D. and Tapscott, A. (2016). Blockchain Revolution: How the Technology Behind Bitcoin Is Changing Money, Business, and theWorld. London: Penguin.