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Ambientes de Aprendizagem Inclusivos

Código: MEEI05    Sigla: AAI
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=4212
Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEEI 30 Registo n.º R/A - CR 63/2025 6 36 162

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Cristina Maria Junceiro Novo   0,40
Marisa Sofia Monteiro Correia   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marisa Sofia Monteiro Correia Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1.Identificar as dimensões do clima de escola que favorecem o desenvolvimento de ambientes educativos inclusivos O2.Identificar e mobilizar estratégias para a coconstrução do trabalho pedagógico, considerando as competências cognitivas, sociais e emocionais O3.Implementar estratégias pedagógicas orientadas por princípios de equidade e de diferenciação curricular O4.Mediar conflitos e controvérsias como dimensão nuclear do processo de aprendizagem O5.Analisar e aplicar modelos de colaboração entre alunos que promovam uma distribuição mais equitativa dos meios de acesso ao conhecimento O6.Promover a colegialidade no desenvolvimento curricular e na produção de recursos de suporte à educação inclusiva O7.Mobilizar a comunicação aumentativa/alternativa no processo de aprendizagem O8.Desenvolver projetos coerentes com os princípios da educação inclusiva, nas suas diferentes fases: diagnóstico, planeamento, implementação e avaliação

Conteúdos programáticos

CP1. Climas de escola seguros, inclusivos e promotores de aprendizagem de qualidade CP2. Desenvolvimento de competências sociais e emocionais em contextos educativos formais e informais, incluindo a intervenção em contextos naturais na infância CP3. A construção de estratégias de trabalho pedagógico orientadas por princípios de equidade e de diferenciação curricular, integrando ambientes diversificados como o contexto outdoor CP4. Mediação de conflitos nos ambientes educativos CP5. A colaboração e cooperação enquanto estratégias pedagógicas inclusivas CP6. Educação pela arte e práticas artísticas inclusivas CP7. Promoção da colegialidade entre docentes e na produção de recursos de suporte à Educação Especial Inclusiva CP8. Tecnologias de apoio à comunicação: sistemas alternativos e aumentativos de comunicação (SAAC) CP9. Formas de planeamento, desenvolvimento, avaliação e monitorização dos diferentes projetos e mudanças intencionais na orientação pedagógica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O primeiro objetivo (O1), que visa identificar as dimensões do clima de escola favorecedoras de ambientes educativos inclusivos, está alinhado com os conteúdos que permitem a identificação dos elementos-chave para uma aprendizagem de qualidade (CP1). O segundo (O2), que propõe identificar e mobilizar estratégias para a coconstrução pedagógica, considerando competências cognitivas, sociais e emocionais e a importância das pedagogias expressivas na aprendizagem, está articulado com CP2, CP3, CP5 e CP6. O3, O4, O5 e O6, visam a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral, através de metodologias inclusivas (CP3) reconhecendo a mediação de conflitos e a colaboração como condições essenciais (CP4, CP5), bem como a importância da colegialidade do desenvolvimento curricular e produção de recursos (CP7) e, alinhando com o O7, a comunicação com recurso a SAAC (CP8). O O8 abrange o desenvolvimento de projetos e práticas coerentes com os princípios da educação inclusiva (CP9).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Serão proporcionados momentos de formação, em trabalho individual ou em grupo, que estimulem a pesquisa e reflexão sobre os conteúdos, assim como o desenvolvimento de recursos que possam ser integrados nos contextos educativos. Nas sessões presenciais e online os formandos irão realizar: pesquisa de informação para aprofundamento dos temas; análise e discussão crítica de documentos e outros recursos digitais; análise e reflexão crítica de exemplos de práticas; construção colaborativa de cenários de aprendizagem promotores da inclusão; apresentação e reflexão acerca de cenários de aprendizagem para ambientes educativos inclusivos. As sessões presenciais (16,5h TP + 1,5h OT), embora usadas em alguns casos para transmitir conteúdos, são normalmente reservadas para trabalhos de grupo para tirar partido dos processos sociais da aprendizagem presencial. As horas presenciais serão, também, usadas para a exploração, com os mestrando/as, de exemplos de cenários de aprendizagem promotores da inclusão e partilha de recursos desenvolvidos. Em suma, estas 16,5 horas de contacto TP são destinadas a consolidar processos de aprendizagem e reforçar a componente afetiva e o sentido de comunidade. As sessões síncronas (6h TP + 1,5 OT), com recurso à plataforma Colibri/Zoom, destinam-se ao enquadramento conceptual das temáticas em estudo, nomeadamente através da organização de seminários dinamizados por convidados/as para conhecer o trabalho desenvolvido por especialistas e/ou de instituições no âmbito da temática dos ambientes educativos inclusivos. Além disso, estes momentos serão dedicados à discussão de textos selecionados e de casos, bem como a dinâmicas colaborativas e apresentações orais. As horas assíncronas (10,5h) destinam-se à análise e discussão de documentos (textos em versão eletrónica) e conteúdos multimédia (podcasts, vídeos, simulações, jogos, etc.); à exploração de exemplos de práticas, envolvendo a participação em fóruns de discussão; e a realização de trabalhos de grupo através de ferramentas colaborativas digitais, tendo em conta o desenvolvimento de recursos e práticas inclusivas. As horas OT (1,5h presenciais e 1,5h a distância - síncronas) destinam-se a supervisão dirigida a pequenos grupos, no acompanhamento e orientação de trabalhos (de acordo com as necessidades reveladas pelos estudantes/grupos e os conhecimentos a desenvolver). As horas de trabalho autónomo (126h) serão orientadas para: atividades de pesquisa, reflexão e análise crítica de documentos e recursos digitais (63h); construção colaborativa de propostas de cenários de aprendizagem (63h).


Avaliação

O modelo combinado de aprendizagem deste ciclo de estudos é favorável a um processo de avaliação rico e diversificado, para o qual contribui em grande medida as potencialidades da componente da interação a distância. O processo de avaliação delineado nesta UC prevê a diversificação de momentos, fontes e instrumentos de modo que seja obtido um perfil de cada mestrando/a através do cruzamento de informações, de modo claro e fidedigno. Com efeito, este contexto misto de aprendizagem favorece o reconhecimento do perfil de cada mestrando/a assegurando um maior grau de confiança na apreciação dos contributos efetuados por cada um. O acompanhamento sistemático e o envolvimento do/a mestrando/a em atividades de natureza diversa (testes, fóruns, chats, trabalhos, videoconferência, etc.) permite aos/às docentes construir o perfil do/a mestrando/a, com recurso aos registos da plataforma de aprendizagem Moodle. Algumas funcionalidades da plataforma, como testes de escolha múltipla, quizzes, etc., ou outras ferramentas digitais externas usadas nesta UC, com a capacidade de fornecer feedback imediato, permitem ao/à mestrando/a aferir as suas aprendizagens e regular o seu percurso e aprendizagem. Os fóruns são um dos instrumentos fundamentais da plataforma de aprendizagem Moodle por permitirem promover espaços de discussão e construção coletiva e colaborativa do conhecimento. A apreciação da participação nos fóruns terá em consideração o número e a qualidade dos contributos, bem como o nível de interação docente-mestrando/a e mestrando/a-mestrando/a. Ademais, a plataforma Moodle facilita a utilização de mecanismos de avaliação pelos pares, particularmente úteis na avaliação dos cenários de aprendizagem produzidos pelos grupos de trabalho. É de destacar, ainda, que a plataforma de aprendizagem facilita o acompanhamento contínuo dos trabalhos dos grupos por parte dos/as docentes, proporcionando-lhes feedback atempado relativamente às suas produções, mesmo sem contacto presencial. A análise das intervenções dos/as mestrados/as nas sessões síncronas segue os mesmos procedimentos das sessões presenciais, contudo é complementada pelas conversações síncronas por texto, vulgarmente designadas por chats. As sessões presenciais serão os espaços preferenciais para a discussão e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos, possibilitando aos/às docentes observar as dinâmicas e a prestação de cada um. Contudo, algumas sessões síncronas também poderão ser dedicadas à discussão de trabalhos realizados remotamente. A avaliação contínua basear-se-á na: participação e desempenho dos/as mestrandos/as nas tarefas, individuais e colaborativas, propostas nas sessões (50%); na construção colaborativa de um cenário de aprendizagem para ambientes educativos inclusivos (50%). A avaliação por exame consistirá na realização de uma prova teórica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, R. (2022). SAAC: Promoção da comunicação (e inclusão) em crianças com PEA. http://hdl.handle.net/10400.19/7391 Colaço, S., Piscalho, I., Correia, M., Pappámikail, L., Silva, P., Novo, C., Portelada, A. & Uva, M. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 5: Ambientes de Aprendizagem Inclusivos. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação. Correia, M., Luís, H., Uva, M., Piscalho, I., Portelada, A., Santos Silva, P., & Novo, C. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula. Ministério da Educação (ME)/Direção-Geral da Educação (DGE). Mazibuko, M. (2014). Active Learning as a Strategy in Embracing Diversity in Inclusion Classrooms. Mediterranean Journal of Social Sciences, 5(14), 180-187. https://doi.org/10.5901/mjss.2014.v5n14p180