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Crosstraining

Código: LLCFS3234    Sigla: CT
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 38 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 0 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,00
Artur Pereira Sayal - ESD   1,87
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhecer a atividade e a sua origem; 
- Conhecer os objetivos e efeitos deste tipo de treino, juntamente com os benefícios para a saúde e para a performance; 
- Conhecer os métodos e diretrizes;
- Conhecer como integrar nos treinos; 
- Conhecer e saber executar os movimentos e exercícios fundamentais de Crosstraining, considerando as regras de segurança e as sequências didáticas de aquisição das técnicas;
- Conhecer como prescrever um treino e elaborar um planeamento; 
- Conhecer e saber aplicar diferentes métodos de aula na atividade, planeando e utilizando uma adequada intervenção pedagógica.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos inserem-se na resposta às seguintes questões:
- O que é o Crosstraining e qual a sua origem;
- Objetivos e benefícios;
- Métodos e diretrizes;
- Integração do Crosstraining no treino;
- Movimentos fundamentais e exercícios;
- Regras de segurança;
- Plano de treino e planeamento;
- Intervenção pedagógica em Crosstraining.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos da UC foram definidos de modo a garantir a necessária coordenação transversal e a continuidade lógica ao longo dos semestres do plano de estudos. A UC segue um modelo em que se apresentam os objetivos, o programa, o método de avaliação e a bibliografia. Este programa é distribuído e explicado aos estudantes na primeira aula de apresentação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular adota a avaliação contínua sob a forma de testes e da realização e apresentação de trabalhos/exercícios. A não indicação da opção de frequência é assumida como avaliação contínua PRESENCIAL. Regime de frequência PRESENCIAL (avaliação contínua): frequência no mínimo de 2/3 das aulas teórico-prática, classificação > 9,5 valores em cada prova: 1 teste escrito (35%) + 1 apresentação (35%) + participação nas aulas (30%). Regime NÃO PRESENCIAL (avaliação final - época normal, de recurso ou especial) é composto por: 1 prova oral (apresentação) e 1 prova escrita (exame época normal), com nota mínima em cada prova de 9,5 valores. Classificação final=[ prova oral + prova escrita] /2. Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular adota a avaliação sob a forma da realização e apresentação de trabalhos/exercícios. As diferentes componentes que constituem a avaliação consideram que o programa está adequado aos objetivos de aprendizagem. Pretende avaliar-se conhecimentos e competências devidamente identificadas no programa. No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem, pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidirecional para metodologias ditas bidirecionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação. Estas potenciam o envolvimento dos estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências, principalmente numa perspetiva profissionalizante como é exigida no contexto do Ensino Superior Politécnico. Esta metodologia incentiva o trabalho autónomo ao propor, por exemplo, a resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, a realização de visitas de estudo, de palestras.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barranco-Ruiz, Y., Villa-González, E., Martínez-Amat, A., & Da Silva-Grigoletto, M. E. (2020). Prevalence of Injuries in Exercise Programs Based on Crossfit®, Cross Training and High-Intensity Functional Training Methodologies: A Systematic Review. Journal of human kinetics, 73, 251¿265. https://doi.org/10.2478/hukin-2020-0006 
Fisker FY, Kildegaard S, Thygesen M, Grosen K, Pfeiffer-Jensen M. (2016). Acute tendon changes in intense CrossFit workout: an observational cohort study. Scand J Med Sci Sports. https://doi.org/10.1111/sms.12781. 
Mehrab, M., de Vos, R-J, Kraan, G.A., Mathijssen, N.M.C. (2017). Injury incidence and patterns among Dutch CrossFit athletes. Orthop J Sport Med, 5(12), 2325967117745263. 
Sprey, J.W.C., Ferreira, T., de Lima, M.V., Duarte, A., Jorge, P.B., Santili, C. (2016). An epidemiological profile of crossfit athletes in Brazil. Orthop J Sport Med, 4, 1¿6.