Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os estudantes deverão: adquirir os conceitos e reconhecer os diferentes tipos de microrganismos e os principais grupos de parasitas; compreender, avaliar e valorizar a importância da microbiota nativa em processos naturais, patológicos e tecnológicos; estabelecer as adequadas estratégias de controlo. Os estudantes deverão: desenvolver competências de manuseamento de instrumentos laboratoriais e substratos ou amostras contendo os diferentes tipos de microrganismos e dos principais grupos de parasitas; ser capazes de executar exames microbiológicos e parasitológicos; ter bases para interpretar resultados obtidos e analisar relatórios técnicos e artigos científicos.
Conteúdos programáticos
I - Microbiologia. ENSINO TEÓRICO. Introdução à Microbiologia. Caracterização dos Grupos Microbianos. Crescimento e Metabolismo Microbiano: princípios gerais do controlo de microrganismos. Interacções dos Microrganismos. ENSINO PRÁTICO LABORATORIAL. Introdução à Cultura de Microrganismos: técnicas de assepsia; técnicas de isolamento e purificação de microrganismos. Caracterização dos Grupos Microbianos. Princípios Gerais do Controlo de Microrganismos: estudos de caso. II - Parasitologia. ENSINO TEÓRICO. Morfologia e biologia dos parasitas com importância em Saúde Pública e produção animal: helmintes, protozoários e ectoparasitas. A importância socioeconómica das doenças parasitárias na produção de diferentes espécies. Zoonoses e doenças profissionais. Planos sanitários. Colheita, armazenamento e envio de amostras ao laboratório. ENSINO PRÁTICO LABORATORIAL. Material e técnicas laboratoriais em parasitologia. Análises hematológicas e coprológicas. Identificação de parasitas adultos e ovos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. A abordagem à diversidade dos microrganismos efectua-se caracterizando os seres subcelulares e celulares enquadrados no âmbito da Microbiologia. Através da biologia celular dos microrganismos, apresenta-se as estruturas macroscópicas e microscópicas e as suas características específicas. As necessidades nutricionais e energéticas dos microrganismos são abordadas na perspectiva do controlo microbiano, sendo dado ênfase às temáticas na área animal. Quanto às interacções dos microrganismos com outros organismos, procura-se que o conhecimento dos diferentes tipos de interacções e as suas implicações na organização do mundo vivo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico assenta em sessões apoiadas por apresentações em PowerPoint e recurso aos animais da escola, sempre que possível. O ensino prático laboratorial assenta em procedimentos e técnicas para o estudo da cultura de microrganismos; na observação de diferentes grupos de parasitas da coleção existente, filmes e de materiais a que se tenha acesso; em aulas práticas de campo para desparasitar animais e realizar recolhas de amostras, sempre que possível.
Estudantes estão admitidos a exame final. São elementos de avaliação contínua para as componentes M e P: dois trabalhos de pesquisa individuais (TP: M e P)* e duas provas escritas (PE: M e P, componentes teórica e prática*). Para dispensa total de exame final nenhum elemento de avaliação pode ter classificação inferior a 8 e as médias devem ser = ou > a 10**, com [0,3 (média TP M+P) + 0,7 (média PE M+P)]. O exame final consta de uma prova escrita.
Será aplicado o ponto 7 do Artigo 16.º, do RAAL para componentes *, nas condições**.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teóricas com apresentação audiovisual pretende-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, assim como uma perspectiva de integração na organização do mundo vivo, com especial atenção para a sua aplicação em contexto microbiológico e parasitológico. As práticas laboratoriais visam a aplicação prática de alguns procedimentos e técnicas base no estudo de microrganismos e, especificamente de parasitas com prevalência relevante a nível nacional. Todas as sessões tutoriais são momentos de interacção com os estudantes na análise e interpretação das observações efectuada ou dos dados obtidos, assim como na pesquisa e análise de bibliografia relevante.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Madigan, M.T., Bender, K.S., Buckley, D.H., Sattley, W.M., Stahl, D.A. (2019) Brock Biology of Microorganisms. 15 th ed.- Global edition. Pearson Education Limited, United Kingdom. Willey, J., Sherwood, L. & Woolverton, C. (2017). Prescott's Microbiology, (10th ed.), USA: McGrawHill. Foreyt, W.J. (2001). Veterinary Parasitology. Reference Manual, (5th ed.), Blackwell Publishing, 235 pp. Merck & CO., INC. (2010). The Merck Veterinary Manual, (10th ed.), MERCK & CO., INC., USA, 2945 pp. Soulsby, E.J.L. (1982). Helminths, Arthropods And Protozoa Of Domesticated Animals, (2nd ed.). Williams & Wilkins, 809 pp.