Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular contempla os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1 - Conhecer ferramentas estratégicas de contabilidade de gestão para processos de tomada de decisão; OA2 - Conhecer tecnologias digitais relevantes no contexto de práticas de contabilidade de gestão; OA3 - Analisar os papéis dos contabilistas de gestão na era digital.
Conteúdos programáticos
CP1 - Ferramentas estratégicas de contabilidade de gestão para processos de tomada de decisão. CP2 - Tecnologias digitais relevantes no contexto de práticas de contabilidade de gestão. CP3 - Os papéis dos contabilistas de gestão na era digital.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O objetivo de aprendizagem relacionado com as ferramentas estratégicas de contabilidade de gestão para processos de tomada de decisão (OA1) será alcançado através do conteúdo programático CP1. O objetivo de aprendizagem relacionado com tecnologias digitais relevantes no contexto de práticas de contabilidade de gestão (OA2) será alcançado através do conteúdo programático CP2. O objetivo de aprendizagem relacionado com papéis dos contabilistas de gestão na era digital (OA3) será alcançado através do conteúdo programático CP3.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nesta unidade curricular a metodologia de ensino tem base os seguintes métodos: - Método expositivo (M1); - Método participativo (M3); - Método ativo (M4); e - Autoestudo (M6). Nas aulas a distância síncronas irá recorrer-se aos métodos expositivo (M1), participativo (M3) e ativo (M4).
Avaliação
Esta unidade curricular contempla dois elementos de avaliação:
A1 - Construção colaborativa online de um handbook sobre contabilidade de gestão na era digital - 60%;
A2 - Participação construtiva em sala de aula - 40%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados por intermédio da combinação de quatro diferentes métodos de ensino e avaliados através da realização de um trabalho de grupo (A1) e avaliação individual de participação em sala de aula (A2): OA1, OA2, OA3 - M1, M3, M5, M6 (A1); OA1, OA2, OA3 - M1, M3, M5, M6 (A2).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Major, M., & Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática (2nd ed.). Escolar Editora.
Robalo, R.C. (2023). Contabilistas de Gestão na Era Digital: Reflexões. In Order dos Contabilistas Certificados (eds.), Novas Tendências Contabilísticas e Tributárias: Colégios das Especialidades da Ordem dos Contabilistas Certificados (83-92). Almedina.
Sun, S.P., Goh, C., Pan, G., Yong, M., & Chek, J. (2021). Embracing Digital Transformation in Accounting & Finance. CPA Australia.
Artigos académicos a disponibilizar na plataforma Moodle.