• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGOES021
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projetos de Empreendedorismo Social

Código: MGOES021    Sigla: PES
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGOES 9 Despacho n.º 9527/2017, de 27 de outubro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MGOES-1-12ED

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular visa contribuir para uma melhoria das competências dos alunos do mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social nos domínios do desenho, gestão, monotorização e avaliação de projetos.
Objetivos específicos:

Identificar os conceitos e princípios fundamentais da metodologia do projeto;
Conhecer as propostas internacionais para metodologia de projeto;
Conhecer os principais métodos e técnicas de recolha de informação para a concretização da metodologia do projeto;
Explorar as diversas dinâmicas de monotorização e avaliação de projetos sociais;
Conhecer linhas de financiamento e formulários de candidatura.
Simular o desenho de projetos sociais.

Conteúdos programáticos


1. Introdução
2. Intervenção por projeto
3. Etapas do ciclo do projeto
4. Ferramentas para o desenho, gestão e avaliação de projetos
5. Monotorização e avaliação de projetos
6. Linhas de financiamento
7. Apresentação de casos práticos de projetos sociais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os temas são propostos em função de objetivos abstratos e operacionais, num domínio de aprendizagem que se pretende favoreça a multidisciplinariedade inerente à complexidade da elaboração de projetos sociais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O módulo procurará intercalar exposições de transmissão, consolidação de conhecimentos e sua problematização, a respeito de temas concretos da UC. 

As aulas serão baseadas em exposições orais e debates com recurso a instrumentos visuais, onde se procurará fomentar a discussão e participação de todos os estudantes. 

Considerando as particularidades da unidade curricular, a avaliação de conhecimentos, consistirá na elaboração de um plano de negócios. O trabalho deverá ser apresentado por escrito e oralmente, assim como, sujeito a discussão e defesa.

Critérios de avaliação do plano de negócios: cumprimento dos objetivos (6); rigor de informação (4); clareza e organização (3); criatividade (3); apresentação e argumentação oral (4): total 20


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exercícios e da análise de situações aproximadas da realidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


ALLMENDINGER, Philip (2002) Planning Theory, New York: Palgrave.
BISHOP, Clare (2001) Project Cycle Management, Technical Guide, Food and Agriculture Organization of the United Nations.
Comissão Europeia (2004) Project Cycle Management Guidelines, Bruxelas: Development DG.
CAMPBELL, Scott, FAINSTEIN, Susan S. (2003) Readings in Planning Theory, Oxford: Blackwell Publishing.
JOYCE, A., & Paquin, R. L. (2016). The triple layered business model canvas: A tool to design more sustainable business models. Journal of cleaner production, 135, 1474-1486. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.06.067
OSTERWALDER, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. J Wiley & Sons.

Observações