• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGOES031
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade das Organizações de Economia Social

Código: MGOES031    Sigla: RSSOES
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGOES 10 Despacho n.º 4183/2024, de 16 de abril 4 20 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MGOES-1-13ED

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Isabel Cristina Duarte de Almeida - ESGT   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Discutir e apresentar os conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ODS e sua importância para a gestão das organizações de Economia Social.
OA2. Discutir e analisar os conceitos e os modelos de responsabilidade social, bem como a importância da RS no contexto das organizações de Economia Social.
OA3. Fornecer as competências e as ferramentas necessárias para a implementação de uma estratégia integrada de responsabilidade social, transversal a toda a organização de economia social.

Conteúdos programáticos

CP1. SUSTENTABILIDADE
CP 1.1 O conceito de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
1.2.1 O relatório de Brundtland
1.2.2 A Agenda 2030 das Nações Unidas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
1.2.3 Alterações climáticas e riscos globais e o Pacto Ecológico Europeu
1.2.4 A economia circular

CP2. RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES (RSO)
CP2.1. Pensar a RSO
2.1.1 A evolução da RSO
2.1.2 Modelos de RSO: Da pirâmide da RSO ao valor partilhado
2.1.3 Princípios ESG (Environmental, Social & Governance)

CP2.2. Abordagens de RSO e a sua implementação
2.2.1 Envolver os stakeholders na RSO
2.2.2 Impacto da RSO: Criar, medir e comunicar o impacto
2.2.3 Frameworks, normas, certificações de RSO
2.2.4 Relatórios de RS e sustentabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O CP1 permite a compreensão da sustentabilidade, do desenvolvimento sustentável, da Agenda 2030 e do pacto ecológico europeu. Assim são apresentados e discutidos os principais conceitos e conhecimentos basilares nesta matéria. Como se depreende, s CP1 permitem alcançar o OA1.
O CP2.1 visa apresentar a relevância da RSO no mundo contemporâneo, dando a conhecer a evolução do tema e os principais modelos de RSO. Assim, o CP2.1 permite alcançar o OA2.
O CP2.2 visa dotar os estudantes de ferramentas para a implementação da RSO de modo estratégico no seio das organizações de economia social. Dá-se especial atenção à importância aos diferentes frameworks e normas de RSO. Assim, o CP2 permite alcançar o OA3.
OA1 - CP1
OA2 - CP2.1
OA3 - CP2.2.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas serão teórico-práticas, com a exposição dos conceitos, teorias fundamentais e ferramentas sobre sustentabilidade e responsabilidade social das organizações, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos e trabalhos elaborados pelos estudantes. Neste processo, nas aulas presenciais recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1 - método expositivo (apresentação do quatro teórico enquadrador);
M2 - método demonstrativo (demonstração da implementação prática das normas e certificações de responsabilidade social);
M3 - método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de grupo, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica).
As aulas a distância (síncronas) serão de apresentação e debate sobre conteúdos teóricos, reflexões críticas dos casos de estudo. Recorrer-se-á também às aulas a distância (síncronas) para apoio à realização dos trabalhos de grupo. Nas aulas a distância síncronas recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1 - método expositivo (para a contextualização dos principais conceitos e teorias relevantes em cada sessão);
M3 - método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios e estudos de caso, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica);
M4 - método ativo (para trabalhos de grupo recorrendo a ferramentas digitais).


Avaliação

A avaliação envolverá a realização de um trabalho individual ou de grupo (100%), sob a forma de artigo científico, com a aplicação prática de um dos tópicos do programa.
A1 - Apresentação oral do trabalho - 50%;
A2 - Trabalho escrito - 50%.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1) dota os alunos dos conhecimentos necessários para atuarem a refletirem criticamente sobre a sustentabilidade (OA1) e a responsabilidade social das organizações (OA2, OA3).
A apresentação de exemplos práticos e situações reais (M2), bem como a discussão sobre os exercícios, e a análise crítica de casos (M3), relacionados com a sustentabilidade (OA1) e a responsabilidade social das empresas (OA2, OA3), permitirão aos estudantes desenvolver competências que lhes permitam colocar em prática, no contexto das organizações de economia social, os conhecimentos adquiridos.
A pesquisa e realização de um trabalho temáticos sob a forma de artigo científico (M4) contribuirá para o desenvolvimento do pensamento crítico e do processo de tomada de decisão informada sobre os temas da sustentabilidade (OA1) e RSE (OA2, OA3).
Os OA1, OA2 e OA3 serão avaliados através de A1 (trabalho individual ou de grupo sobre sustentabilidade e responsabilidade social de organizações de Economia Social).
Em síntese:
OA1 - M1, M2, M3 e M4 (A1)
OA2 - M1, M2, M3 e M4 (A1)
OA3 - M1, M2, M3 e M4 (A1)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carroll, A. & Brown (2023). Business and Society: Ethics, Sustainability, and Stakeholder Management (11th Ed.). Cengage Learning
Haski-Leventhal, D. (2022). Strategic Corporate Social Responsibility: A Holistic Approach to Responsible and Sustainable Business (2nd Ed.). Sage.
Rego, A., Cunha, M. P., Costa, N., Gonçalves, H., & Cardoso, C. C. (2006). Gestão ética e socialmente responsável. RH Editora.