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Planeamento e Delineamento Experimental

Código: MTA2100    Sigla: PDE
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTA 13 Despacho n.º 13844/2011 de 14/10 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MTA_1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 47,92

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,80
Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,80
Ana Maria Ambrósio Paulo - ESA   0,60
Rita Maria de Almeida Neres - ESA   0,20
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Ana Maria Ambrósio Paulo - ESA   3,00
Rita Maria de Almeida Neres - ESA   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Maria Ambrósio Paulo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento dos conceitos e princípios do delineamento experimental. Desenvolvimento das capacidades de análise de condicionantes, gerais e específicas, à instalação e desenvolvimento de experiências e de escolha dos métodos de tratamento de resultados.

Conteúdos programáticos

Tipos de experiências. Planeamento e delineamento de experiências: definição de objectivos e da população de referência; formulação das hipóteses a testar; definição de variáveis, factores e níveis de factores; escolha do número de repetições e casualização. Exactidão e precisão. Avaliação de recursos para a condução da experiência, a realização de tratamentos e a recolha de dados. O modelo linear e os principais tipos de delineamentos experimentais. Utilização de métodos de análise estatística uni- e multivariada.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O programa procura: ao nível conceptual, fornecer a capacidade de formular perguntas rigorosas e válidas do ponto de vista do modelo estatístico; ao nível da gestão de recursos treinar o estudante na investigação bibliográfica, interacção com pares e partes interessadas e uso das suas competências próprias para a tomada de decisões pertinentes quanto ao objectivo, material e métodos de uma experiência; ao nível da análise de resultados, conferir aptidões para o tratamento de resultados e a sua interpretação. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os métodos de ensino incluem sessões expositivas, sessões teórico-práticas e práticas.
A avaliação consiste de um exame final teórico-prático escrito, a que estão admitidos todos os estudantes regularmente inscritos na unidade curricular.
É possível a dispensa total ou parcial de exame final. Para este efeito estão previstos um trabalho (TR) e duas provas escritas teórico-práticas (PE1, PE2).
Parte A = 15% TR + 35% PE1
Parte B = 50% PE2
A obtenção de um mínimo de 10 valores numa qualquer parte, permite a dispensa de realização de exame final sobre a matéria nela avaliada.
A nota final é a média algébrica das duas partes.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos de aprendizagem carecem de exposição teórica para a componente conceptual, interação teórico-prática para as componentes de planeamento e análise de dados, seminários para estudos de caso e apoio tutorial para o trabalho autónomo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Andersson, Oivind (2012). Experiment!: Planning, Implementing and Interpreting. New Jersey: Wiley, 288 pp
Box, G.E.P., Hunter, J. S. & Hunter, W.G. (2005). Statistics for Experimenters: Design, Innovation, and
Discovery (2nd ed), New Jersey: John Wiley & Sons, 664 pp.
Dytham, C. (2003). Choosing and Using Statistics - A Biologist's Guide (2nd ed.). Oxford: Blackwell Publishing, 249 pp.
Hinkelmann, K. & Kempthorne, O. (2008). Design and Analysis of Experiments. Vol. 1 (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons, 631 pp.
Hinkelmann, K. & Kempthorne, O. (2005). Design and Analysis of Experiments. Vol. 2. New Jersey: John Wiley & Sons, 780 pp.
Moen, Ronald D., Nolan, Thomas W. & Provost, Lloyd P. (2012). Quality Improvement Through Planned Experimentation (3rd ed.). New York: McGraw-Hill Education, LLC., 512 pp.
Ryan, T. P. (2007). Modern Experimental Design. New Jersey: John Wiley & Sons, 593 pp.

Observações