• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTA2102
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Microbiologia Aplicada

Código: MTA2102    Sigla: MA
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTA 8 Despacho n.º 13844/2011 de 14/10 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MTA_1

Teórico-Práticas: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar conhecimentos das recomendações e regras na análise microbiológica de alimentos. Atualizar conhecimentos sobre metodologias de análise microbiológica. Desenvolver ferramentas de controlo da qualidade analítica. Acompanhamento e execução de estudos de aplicação no âmbito da análise microbiológica de alimentos. Garantia da qualidade da análise microbiológica. 

Conteúdos programáticos

Recomendações e regras para análise microbiológica de alimentos. Perspetivas sobre técnicas avançadas de análise microbiológica de alimentos (métodos físicos, químicos, imunológicos e de biologia molecular). Garantia da qualidade na análise microbiológica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre o aprofundamento de conhecimentos e as competências a adquirir. A abordagem às técnicas avançadas de análise microbiológica de alimentos é realizada através de exemplos dos métodos físicos, químicos, imunológicos e de biologia molecular, com aplicação na microbiologia alimentar com aplicação prática aos diferentes grupos de microrganismos nos diferentes tipos de matrizes alimentares. Os conceitos sobre a garantia da qualidade são desenvolvidos considerando a sua aplicação a metodologias de análise microbiológica que utilizam sistemas automatizados de análise microbiológica de alimentos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O processo de ensino aprendizagem inclui EaD, com sessões síncronas, com metodologias expositivas com projeção audiovisual (PowerPoint) e discussão de estudos de caso que motivam a interação do grupo, usando videoconferências via Zoom ou Teams. O uso da plataforma Moodle privilegia a comunicação assíncrona, facilitando a orientação do trabalho de pesquisa e possibilitando aceder aos elementos de aprendizagem. Nas aulas práticas presenciais são introduzidos procedimentos e técnicas para caracterizar os microrganismos em diferentes matrizes alimentares, apoiados nas normas ISO e ou em sistemas alternativos, devidamente validados.
Os estudantes estão admitidos a exame final. A avaliação contínua consta de: um trabalho de pesquisa teórico individual (TPT-40%), um trabalho teórico-prático de pesquisa em grupo (TPG-40%), uma prova escrita individual (PI-20%). Dispensa: nenhum dos elementos de avaliação pode ter uma classificação < 10 valores. O exame final consta de uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teórico-práticas com apresentação audiovisual pretende-se aprofundar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, especialmente interligando as recomendações e regras da análise microbiológica de alimentos com as técnicas de análise utilizando métodos físicos, químicos, imunológicos e de biologia molecular e a garantia da qualidade da análise microbiológica de alimentos e águas.
As sessões práticas laboratoriais visam o desenvolvimento de novas competências com a aplicação prática de alguns procedimentos e técnicas, usando estudos de caso. Todas as sessões práticas laboratoriais são momentos de interação com os estudantes na análise e interpretação das observações efetuadas ou dos dados obtidos. Neste âmbito, a apresentação de estudos de caso por pessoas que desenvolvem a sua atividade profissional na implementação de métodos microbiológicos automatizados ou na sua utilização no contexto do cluster alimentar, constituí um complemento de formação intensificando a ligação técnico-científica.
Tratando-se de uma formação de pós-graduação, justifica-se a interligação entre a componente teórico-prática, expositiva, e a componente prática e laboratorial, sendo essencial que os estudantes dominem a utilização de documentos e legislação nacional e internacional, através da elaboração e apresentação oral dos trabalhos de pesquisa. Daí privilegiar-se o trabalho de pesquisa em diversos browsers (B-On, ISI Web of knowlege ou Sciencedirect), suportado com a aplicação de conhecimentos das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ceuppens, S., Li, D., Uyttendaele, M., Renault, P., Ross, P.,Van Ranst, M., Cocolin, L. & Donaghy, D. (2014). Molecular methods in food safety microbiology: interpretation and implications of nucleic acid detection. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety,13: 551-577
Doyle, M.P., Diez-Gonzalez, F. & Hill, C.(2019) Food Microbiology, fundamentals and frontiers (5th ed.), , Washington, D.C.: ASMPress, 1100pp..
International Commission on Microbiological Specifications or Foods - ICMSF (2005) Microorganisms in Foods 6: Microbial Ecology of Food Commodities. Blackie Academic & Professional.
Ray, B. & Bhunia, A. (2013). Fundamental Food Microbiology, 5th edition, CRC Press
Ray, R. C. & Didier, M. (2014).Microorganisms and Fermentation of Traditional Food, CRC Press
Zwietering, M. H., Jacxsens, L., Membre, J. M., Nauta, M.& Peterz, M. (2016). Relevance of microbial finished product testing in food safety management. Food Control 60: 31-43.