• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC05
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia do Desenvolvimento

Código: TAC05    Sigla: PD
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 14 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 5
Aviso n.º 14258/2015 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1- Conhecer as dimensões bio-psico-sociais presentes no desenvolvimento humano, perspectivando-o como processo aberto, complexo , dinâmico e integrado, identificando alguns dos factores internos e externos que o influenciam e as matrizes e contextos socioeducativos favoráveis aos processos de crescimento; 2- Conhecer as etapas do desenvolvimento infanto-Juvenil nas suas dimensões cognitivas, afectivas e sociais; 3- Demonstrar uma atitude atenta e sensível aos processos psicológicos e relacionais que sustentam e promovem o crescimento assim como aos percursos singulares, com vista a uma prática informada, flexível e refletida, capaz de responder à complexidade das situações socioeducativas e a enquadrar a intervenção numa relação humana de qualidade, eticamente responsável e cientificamente fundamentada; 4- Demonstrar competências de comunicação, trabalho em grupo e co-reflexão interpares, com vista ao desenvolvimento de uma prática aberta, crítica, flexível e colaborativa

Conteúdos programáticos

1-NATUREZA E ÂMBITO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO O processo de desenvolvimento. Princípios gerais e fatores de desenvolvimento. A relação dinâmica natureza / cultura; somático / psíquico;

Breve síntese dos Modelos Teóricos em Psicologia do Desenvolvimento.

2- A SAÚDE MENTAL E A VIDA.

Conceito de crise e de desafio desenvolvimental. Fatores de Equilíbrio e Fatores de Risco.

3. IDADES DA INFÂNCIA E CONTEXTOS PROMOTORES DO DESENVOLVIMENTO

A família como quadro organizador do desenvolvimento. A função parental. Natureza e papel da relação precoce e da Vinculação na construção da Personalidade.

Desenvolvimento psico-motor, emocional, cognitivo e social nas diferentes fases da Infância.

A função simbólica. Introdução às modalidades expressivas: comunicação e linguagem; o valor da atividade lúdica ao longo do processo de desenvolvimento; expressão gráfica e plástica.


4. ADOLESCÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE A moratória psicossocial adolescente e a construção da Identidade. Os diferentes momentos do Adolescer e suas realizações.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A escolha dos conteúdos a tratar visa fundamentalmente proporcionar o conhecimento, aprofundamento e reflexão sobre a natureza do desenvolvimento psicológico ao longo da Infância e Juventude, como processo complexo e integrado, nas suas vertentes biológicas, afetivas, cognitivas e sociais, de forma a enquadrar e situar a intervenção educativa que ajudem à compreensão das situações com as quais os alunos/formandos se confrontarão enquanto profissionais. Visto que o desenvolvimento ocorre sempre num contexto social e inter-relacional, colocar-nos-emos numa perspetival de estudo do indivíduo e dos sistemas que integra, com os quais se relaciona, nos quais cresce, se desenvolve, se individualiza e com os quais interage. A especificidade desta formação leva a que abordemos, igualmente, alguns conceitos chave em Saúde Mental como os de crescimento, desafio desenvolvimental, crise, vulnerabilidade, resiliência, fatores de equilíbrio e fatores de risco e que procuremos perspetivar a nossa reflexão dentro de um modelo geral de Prevenção.
Procurar-se-á igualmente associar à transmissão de elementos da Teoria Psicológica uma dimensão de Formação Psicológica/relacional (formação para uma profissão do humano).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Dada natureza da disciplina, a novidade e a complexidade dos tópicos a abordar bem como o tempo limitado de que se dispõe para abarcar tão vasta matéria, recorrerá o docente a momentos de exposição teórica e organização de tempos para partilha das leituras realizadas, indicando atempadamente textos de suporte aos diversos temas abordados.

O docente apoiará e orientará os alunos no estudo, organização e elaboração do Dossier Pedagógico nas horas de atendimento.

AVALIAÇÃO
1. Presença e participação nas aulas: Ponderação: 20% .
2. Dossier Pedagógico (em grupo) : este dossier reúne as sínteses da pesquisa
bibliográfica e das leituras efetuadas, reflexões e comentários críticos (realizados nas
aulas e pelo grupo) - Ponderação: 40% .

3. Ficha de avaliação (individual) Ponderação: 40%



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia delineada para o desenvolvimento desta proposta de formação pressupõe que a preparação académica dos alunos se deverá organizar de forma consentânea com os princípios que se deseja que estes venham a por em prática na sua actuação futura.
A natureza complexa e vasta das temáticas abordadas, associada ao tempo disponível para o desenvolvimento das mesmas no presente ciclo de formação, exige entretanto um acompanhamento próximo das leituras propostas com vista à sua compreensão e aprofundamento, realizado nas horas de contacto/aulas.

Parece-nos igualmente desejável e incontornável a dimensão expositiva assegurada pelo docente, com vista à síntese e aprofundamento dos conteúdos programáticos.

A construção de um Dossier Pedagógico (em grupo) surge como uma peça essencial do processo de construção dos conhecimentos, assegurando igualmente um dos objectivos da Unidade Curricular, o de ¿treinar competências de comunicação, trabalho em grupo e co-reflexão interpares, com vista ao desenvolvimento de uma prática aberta, crítica, flexível e colaborativa¿.

O Dossier reúne as sínteses , reflexões e comentários realizados nas aulas e pelo grupo e a transferência dos conhecimentos para a prática. Tem como objetivo a reflexão, articulação e integração dos conhecimentos pelos estudantes.

A realização de uma Ficha de avaliação/teste (individual) que inclui perguntas de escolha múltipla, de resposta breve (definição de conceitos) e de desenvolvimento procurará avaliar a aquisição e compreensão de conceitos chave e seu desenvolvimento, introduzindo, a par da avaliação do trabalho realizado em grupo, uma necessária componente individual no processo de avaliação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anaut, M., A resiliência, Ed. Climepsi, 2005
Baudier, A., Celeste, B., Le developpement affectif et social du jeune enfant, faits et théories , Nathan Univ., Paris, 2002
Braconier, A., Marcelli, D., As mil faces da Adolescência, Climpesi Edit. 2000.
Brazelton, T. A relação mais precoce. Os pais, os bebés e a interacção precoce, Ed. Terramar, Lisboa, 1989
Cyrulnik, B. et al., Comment fonctionnent nos émotions, Sciences Psy, Ed. Philippe Duval, 2015
Cyrulnik, B., Un merveilleux Malheur, Ed. Odile Jacob, 1999.
Guedeney, N., Guedeney, A., Vinculação, conceitos e aplicações, Climepsi ,2004
Golse, B. O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança, Climepsi, Lisboa, 2005
Harlow, Bowlby, As Ligações Infantis, Teorema, 1976.
Mallet, P, Meljac, C. Baudier, A., Cuisinier, F., Psychologie du developpement- enfance et adolescence, edit. Belin, 2003
Piaget, J., A psicologia da Criança Lisboa, Moraes Ed., 1979.
Pedro, J. GA relação mãe-filho. Influência do contacto precoce no comportamento da díade. Lisboa:Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1985
Rayner, E. et al., Human Development. London: Routledge, 2005.
Rivier, B. R., O desenvolvimento social da criança e do adolescente, Ed. Aster, 1983.
Rufo, M., Détache-Moi! Se séparer pour grandir, Ed. Anne carrière, , Paris, 2005
Santos, J. , Ensaios sobre Educação, (I e II), Livros Horizonte,1982 .
Slater. A., Muir, D. Psicologia do desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
Strecht, P. Interiores - Uma ajuda aos pais sobre a vida emocional dos filhos, Ed.Assírio e Alvim, Out. 2001
Strecht, P., Vontade de Ser, Textos sobre Adolescência, Assírio e Alvim, 2005
Stern, D.,.Bébé-Mãe: A primeira relação Humana,Moraes Ed. 1980
Tourrette,C; Guidetti, M., Introdução à Psicologia do desenvolvimento. Do nascimento à adolescência. Petrópolis:Vozes, 2007