• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC07
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Oficina da Expressão Plástica

Código: TAC07    Sigla: OEP
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2016/17 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 14 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 6
Aviso n.º 14258/2015 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito   3,50
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   0,70

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Sensibilizar para o desenvolvimento e características da capacidade criativa e imaginativa no ser humano;
Refletir sobre a importância do papel do adulto no estímulo da criatividade nas crianças e jovens;
Quebrar barreiras pessoais que inibam a sua capacidade de pensar criativamente e consequentemente de estimular esta
capacidade nas crianças ou jovens com quem trabalhem futuramente;
Desenvolver técnicas e metodologias que estimulem a criatividade;
Compreender a importância da Expressão Plástica como um meio para desenvolver a criatividade, psicomotricidade e a
capacidade de comunicar;
Despertar para a curiosidade, sensibilidade estética e o sentido crítico;
Desenvolver a expressão individual e a competência comunicativa;
Desenvolver capacidades de relacionamento interpessoal;
Desenvolver atividades de experimentação e criação artística;
Resolver problemas concretos a partir de projetos interdisciplinares.
Conhecer aspetos teóricos e técnicos relativamente à área da expressão plástica;
Planificar, implementar e avaliar atividades de expressão plástica;
Selecionar e utilizar os recursos pedagógicos mais adequados para realizar atividades de expressão plástica.

Conteúdos programáticos

O conceito de Criatividade, definição e a sua promoção em contextos educativos.
A Imaginação a sua definição e importância para o desenvolvimento.
A atividade lúdica;
O Atelier: organização, materiais, disposição, preparação das atividades.
Os meios de Expressão plástica e os materiais/utensílios/ferramentas.
Técnicas de expressão básicas: Pintura, recorte e colagem, impressão e estampagem; construções.
O Projeto: pontos de partida, discussão de ideias, planeamento dum percurso e atividades de expressão plástica.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Duffy, B. (2006). Supporting creativity and imagination in the early years (supporting early learning). Berkshire: Open University
Press.
Liebmann, M. (2000). Exercícios de arte para grupos. São Paulo: Summus Editorial.
Lowenfeld, V., & Brittain, W. (1987). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan Publishing Company.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. Bases Psicopedagógicas.1º Volume. Lisboa: Instituto Piaget.
Vigotsky, L. (2009). A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio d¿Agua.