Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Sensibilizar para o desenvolvimento e características da capacidade criativa e imaginativa no ser humano; Refletir sobre a importância do papel do adulto no estímulo da criatividade nas crianças e jovens; Quebrar barreiras pessoais que inibam a sua capacidade de pensar criativamente e consequentemente de estimular esta capacidade nas crianças ou jovens com quem trabalhem futuramente; Desenvolver técnicas e metodologias que estimulem a criatividade; Compreender a importância da Expressão Plástica como um meio para desenvolver a criatividade, psicomotricidade e a capacidade de comunicar; Despertar para a curiosidade, sensibilidade estética e o sentido crítico; Desenvolver a expressão individual e a competência comunicativa; Desenvolver capacidades de relacionamento interpessoal; Desenvolver atividades de experimentação e criação artística; Resolver problemas concretos a partir de projetos interdisciplinares. Conhecer aspetos teóricos e técnicos relativamente à área da expressão plástica; Planificar, implementar e avaliar atividades de expressão plástica; Selecionar e utilizar os recursos pedagógicos mais adequados para realizar atividades de expressão plástica.
Conteúdos programáticos
O conceito de Criatividade, definição e a sua promoção em contextos educativos. A Imaginação a sua definição e importância para o desenvolvimento. A atividade lúdica; O Atelier: organização, materiais, disposição, preparação das atividades. Os meios de Expressão plástica e os materiais/utensílios/ferramentas. Técnicas de expressão básicas: Pintura, recorte e colagem, impressão e estampagem; construções. O Projeto: pontos de partida, discussão de ideias, planeamento dum percurso e atividades de expressão plástica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Duffy, B. (2006). Supporting creativity and imagination in the early years (supporting early learning). Berkshire: Open University Press. Liebmann, M. (2000). Exercícios de arte para grupos. São Paulo: Summus Editorial. Lowenfeld, V., & Brittain, W. (1987). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan Publishing Company. Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. Bases Psicopedagógicas.1º Volume. Lisboa: Instituto Piaget. Vigotsky, L. (2009). A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio d¿Agua.