Código: | TAC11 | Sigla: | TACJ | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TACJ | 14 | Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) | 1º | 6 | ||
Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
1. Desenvolver competências de conceção, estruturação, concretização, avaliação e reformulação de atividades e projetos de animação sociocultural com crianças e jovens, em contextos reais de intervenção.
2. Analisar metodologias e experiências de projetos e atividades já implementadas, de modo a identificar diferentes situações passíveis de ocorrer na sua futura prática profissional.
3. Caracterizar práticas socioculturais dos diversos grupos presentes numa instituição da comunidade local, de forma a poder identificar i) problemas, necessidades e expetativas dos públicos infantis e juvenis, ii) diferenças entre culturas e tensões decorrentes da diversidade sociocultural.
4. Aplicar métodos e técnicas de animação de crianças e jovens, através do desenho e implementação de atividades e recursos para animação com crianças e jovens.
5. Aplicar e adequar técnicas de construção, memorização, reconstrução, apresentação e desconstrução de produtos para crianças e/ou jovens, de acordo com as respetivas necessidades de desenvolvimento cognitivo, emocional e estético.
1. Competências e perfis do/a animador/a de crianças e do/a animador/a de jovens;
2. Princípios da Educação Não Formal em atividades de Animação de Crianças e Jovens;
3. Mercado de produtos culturais destinados à infância e juventude e questões adjacentes;
4. Diversidade de modalidades e áreas de intervenção de animação, assim como de subgrupos etários e socioculturais (nomeadamente, crianças e jovens com necessidades educativas especiais), agentes, espaços e equipamentos.
5. Recursos, atividades e projetos para animação de crianças e jovens.
6. Métodos e técnicas de conceção, planificação, implementação e avaliação de atividades e projetos de animação de crianças e jovens.
Os objectivos de aprendizagem estão declinados de forma transversal nos conteúdos propostos. Estes visam, essencialmente, proporcionar aos/às estudantes um espaço de prática e (auto) reflexão crítica, sobre a animação com crianças e jovens, assim contribuindo para o desenvolvimento e consolidação de competências essenciais ao seu futuro profissional. Para tal identificam-se e desenvolvem-se competências do/a animador/a para a construção de um perfil profissional adequado ao trabalho com um conjunto de públicos e contextos específicos e diversificados, respeitando as suas expectativas e necessidades,l assim como a sua diversidade sociocultural.
Para além de atividades e projetos que lhes são dados a conhecer e analisar criticamente e daqueles em que são desafiadas a participar, pretende-se que as estudantes pesquisem e explorem o universo de modalidades e áreas de intervenção, bem como a diversidade de recursos passíveis de serem dinamizados numa perspectiva de educação não formal.
As aulas serão teórico-práticas, seguindo-se uma metodologia interativa, centrada na autorresponsabilização das estudantes, de modo a atingir os objetivos propostos, baseando o tratamento dos conteúdos na exploração (leitura/análise, síntese e produção) de um conjunto diversificado de documentos escritos, áudio e audiovisuais que lhes permitirão realizar exercícios de desenho e desenvolvimento de atividades de animação com crianças e jovens, sob a orientação da docente no sentido de promover a reflexão crítica de situações concretas.
Para além das aulas, a interação entre estudantes e a docente poderá realizar-se nas horas de atendimento presencial ou através de plataforma a distância.
Avaliação
Com base na observação do desempenho oral e escrito, procede-se uma avaliação tanto global como analítica, formativa como sumativa, incidindo não apenas sobre os conhecimentos adquiridos pelas/os estudantes, mas também sobre sua capacidade de os usar em situações concretas de conceção, implementação e avaliação de atividades ou projetos de animação com crianças e jovens.
1. Em regime de avaliação por frequência, esta efetuar-se-á através de:
- Realização de teste escrito - 25%
- Realização de trabalho de grupo de planificação, implementação e avaliação de atividades de animação com crianças e jovens - 25%
- Participação em projetos de animação com crianças e jovens- 35%
- Participação nas aulas e moodle - 15%
2. Em regime de avaliação por exame:
O exame realizado nesta unidade curricular será constituído por uma prova escrita (60% da nota final) e por uma prova oral (40%).
A unidade curricular é de cariz teórico-prático. Os objectivos de aprendizagem pressupõem, assim, a consolidação de conhecimentos e competências prévias adquiridas ao longo do percurso académico, bem como o contacto com novas perspectivas teóricas e práticas, proporcionadas, por exemplo, pela apresentação e análise crítica de projetos e atividades já implementados, mas também através da leitura e discussão colectiva e/ou em pequenos grupos de leituras fundamentais no âmbito da animação com crianças e jovens.
Numa abordagem que privilegia o trabalho autónomo das estudantes, os conteúdos de natureza mais teórica são trabalhados preferencialmente através de exercícios de discussão e debate, bem como através da produção de contributos escritos (individuais ou em pequeno grupo), que pressupõem o acompanhamento por parte das estudantes das sugestões de leitura efectuadas ao longo do semestre.
Considera-se que o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas e de ferramentas de aplicação prática no âmbito da animação com crianças e jovens impõem outras metodologias de cariz mais prático e «hands on». Assim, propõe-se que os/as estudantes realizem atividades de observação participante em projetos de animação com crianças e jovens, tais como o Boa Noite - Projeto de Animação da Leitura na Pediatria do Hospital Distrital de Santarém, assim como trabalhos de grupo consistindo na planificação, implementação e avaliação de uma atividade com crianças e jovens integrada em projetos de animação da ESES.
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