Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Compreender o significado de Formação Pessoal e Social. - Reconhecer a importância da Formação Pessoal e Social no trabalho educativo com crianças e jovens. - Conhecer conceitos básicos no campo da Ética e Deontologia. - Analisar princípios básicos dos direitos humanos. - Relacionar pensamento ético e (inter) ação humana. - Conhecer os principais autores e teorias éticas. - Conhecer as principais metodologias de educação em valores. - Permitir que os alunos apliquem os conhecimentos à análise de situações concretas. - Estimular a capacidade de reflexão sobre problemas cívicos e éticos da atualidade. - Debater problemas, tensões e dilemas éticos associados à prática profissional.
Conteúdos programáticos
- Formação pessoal e social: âmbito e definição. - Ética, Moral, Axiologia e Deontologia profissional. - Valores e cidadania e educação para a cidadania. - Para uma deontologia dos profissionais que trabalham com crianças e jovens. - A Declaração Universal dos Direitos humanos e a Convenção dos Direitos das Crianças. - Aristóteles e a Ética da virtude. - Ética deontológica: Kant e Hans Jonas. - A Ética de Kohlberg. - A Ética do Cuidado: Carol Gilligan. - Diferentes metodologias de educação em valores. - Problemas de ética prática contemporânea: aborto; eutanásia; racismo; direitos humanos; igualdade de género e de oportunidades; ecologia; acesso à cultura; pobreza extrema; guerra; terrorismos¿
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
- A avaliação final deste módulo resultará da apreciação dos seguintes elementos: registos de participação(20%); conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destacam: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) (40%); ii) uma apresentação (em grupo) sobre um dos temas do programa (40%).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Bara, F. (Coord) (2003). Mi Querida Educacion en Valores. Bilbao: Desclée. -Cardona Mª J. (coord.), Vieira, C.; Tavares, T.; Uva, M.; Nogueira, C., Piscalho, I. (2011) Guião de Educação: Género e Cidadania na Educação Pré-Escolar. Lisboa: CIG (Também disponível em WWW.cig.org.pt/guiaoeducacao/). - Cardona Mª J. (coord.), Vieira, C.; Tavares, T.; Uva, M.; Nogueira, C., Piscalho, I. (2011) Guião de Educação: Género e Cidadania no 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: CIG (Também disponível em WWW.cig.org.pt/guiaoeducacao/ ). - Frey, R. e Wellman, Ch. (2006). A Companion to Applied Ethics. Londres: Blackwell. - Jonas, H. (1994). Ética, Medicina e Técnica. Lisboa: Editora Veja. - Lafollette, H. (2005). Ethical Theory. Londres: Blackwell. - Marques, R. (2000). Breve História da Ética Ocidental. Lisboa: Plátano Editora. - Marques, R. (2003). Valores Éticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presença. - Patrício, M. (1999). Lições de Axiologia Educacional. Lisboa: Universidade Aberta. - Sanchez, M. (1999). Educacion en valores para una Sociedad Plural. Bilbao: Desclée. - Savater, F. (2001). Ética para um Jovem. Lisboa: Editorial Presença Sítios e páginas de referência http://www.eses.pt/usr/ramiro/index.htm www.findarticle.com www.highbeam.com