Código: | TAC17 | Sigla: | EADCCJ | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TACJ | 17 | Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) | 2º | 6 | ||
Aviso n.º 14258/2015 | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Com esta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Promover o desenvolvimento da literacia científica e a sensibilização para problemáticas ambientais em crianças e jovens;
2. Aplicar diferentes formas de divulgação científica em função do contexto de intervenção.
3. Planificar, implementar e avaliar atividades e projetos de animação de crianças e jovens no âmbito da divulgação científica e educação ambiental;
4. Orientar, apoiar e supervisionar uma ou mais crianças e jovens durante a dinamização de atividades de divulgação científica e educação ambiental;
5. Selecionar, utilizar e adaptar recursos pedagógicos sobre temáticas científicas e/ou ambientais de acordo com os interesses e necessidades do público-alvo;
6. Conhecer formas de disseminação do trabalho desenvolvido pelas comunidades escolares, no âmbito das atividades de educação ambiental e divulgação científica.
1. A ciência como empreendimento social
1.1. Aspetos da natureza do conhecimento científico.
1.2. Os mitos acerca da ciência.
2. Divulgação científica
2.1. Definição do conceito
2.2. Diferentes formas e contextos de divulgação.
2.3. A atividade de diversas instituições no âmbito da divulgação científica.
2.4. Divulgação Científica com o auxílio dos recursos abertos de aprendizagem: pesquisa em repositórios científicos, projetos de divulgação/investigação científica, outros repositórios.
3. Relações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente
3.1. Ambiente
3.2. O ambiente como sistema: a visão sistémica
3.3. Os paradigmas ambientalistas
3.4. Ambiente na legislação portuguesa e comunitária
4. Educação Ambiental
4.1. Principais etapas, contextos e mudanças
4.2. Princípios orientadores, finalidades e objetivos
4.3. Educação Ambiental em Portugal: principais marcos históricos e realizações
4.4. Contributos das associações, autarquias e das organizações
5. Problemas ambientais globais e locais
6. Desenvolvimento sustentável
7. Políticas e estratégias de defesa do ambiente
8. Atividades e projetos em Educação Ambiental e Divulgação Científica
8.1. Metodologias e abordagens pedagógicas
8.2. Planeamento, implementação e avaliação de projetos
8.3. Fontes de Informação e documentação e recursos pedagógicos de apoio a iniciativas de Educação Ambiental e Divulgação Científica
8.4. Edição e publicação de conteúdos científicos na web
8.5. O ambiente como sistema: a visão sistémica; os paradigmas ambientalistas
Todos os conteúdos programáticos visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre a Educação Ambiental e a Divulgação Científica que conduzam ao desenvolvimento da literacia científica e a sensibilização para problemáticas ambientais em crianças e jovens. Pretende-se, também, que os conteúdos sejam abordados de modo a que o estudante seja capaz de promover uma cultura de cidadania e de desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento sustentável. Para o efeito, serão explorados os contributos formais e não formais para que os estudantes desenvolvam e aprofundem conhecimentos ao nível dos conteúdos e das práticas de Educação Ambiental e de Divulgação Científica em diferentes contextos profissionais.
Serão dadas a conhecer aos estudantes diferentes abordagens pedagógicas e didáticas, fontes de documentação e recursos na área da Educação Ambiental e da Divulgação Científica visando a aprendizagem de conhecimentos fundamentais para que sejam capazes de conceber atividades para diferentes grupos-alvo. Pretende-se, ainda, que os conteúdos abordados nesta unidade curricular permitam a construção de conhecimentos necessários à conceção, implementação e avaliação de projetos e respetivas propostas de atividades.
As atividades letivas envolvem, consoante a natureza dos conteúdos: a) a realização de pesquisas em bases de dados disponibilizadas na Internet; b) a construção e apresentação de documentos multimédia; c) a discussão de diferentes temáticas; d) a elaboração de propostas de atividades e projetos de animação de crianças e jovens no âmbito da divulgação científica e educação ambiental; e) a seleção, utilização e adaptação de recursos pedagógicos sobre temáticas científicas e/ou ambientais. Serão também realizadas visitas de estudo a locais e áreas interessantes do ponto de vista ambiental e a instituições que dinamizam atividades de divulgação científica.
As sessões serão apoiadas pela utilização da plataforma da plataforma de aprendizagem online Moodle (http://moodle.ese.ipsantarem.pt/), através da qual se disponibiliza: o material didático-pedagógico; a calendarização das atividades; os resultados de elementos de avaliação; indicações para a realização de trabalho; e espaços para a submissão de trabalhos. Algumas tarefas propostas aos estudantes serão mesmo desenvolvidas na própria plataforma, fazendo uso de outras ferramentas existentes e de todas as suas potencialidades, nomeadamente no acompanhamento da regularidade com que cada estudante acede à plataforma e realiza as atividades propostas.
Considera-se, ainda, essencial a articulação da unidade curricular com projetos do IPS e de outras instituições. Assim, estão previstas atividades a desenvolver pelos estudantes no âmbito do projeto IPSantarem.verde e do Programa Eco-Escolas (http://ecoescolas.abae.pt/). Para além do referido, estão, ainda, previstas atividades de formação e práticas de educação ambiental ao abrigo de um protocolo de colaboração com a Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Santarém.
A avaliação basear-se-á na:
a) participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas em sala de aula e na plataforma Moodle (40%);
b) realização de teste(s) individual(is) escrito(s) (40%);
c) elaboração e apresentação de um projeto (20%).
A adoção de métodos e estratégias ativas de ensino, que incluam o recurso a atividades e materiais diversificados, individuais ou em grupo, é fundamental para o cumprimento de todos os objetivos propostos. Para tal, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de textos devidamente selecionados, de modo a fomentar a discussão em atividades individuais ou de grupo. Nesse sentido, o uso de metodologias de ensino que privilegiam a análise crítica de investigação realizada nesta área serão fundamentais para o desenvolvimento da literacia científica e a sensibilização para problemáticas ambientais em crianças e jovens. Pretende-se, ainda, proporcionar momentos de ensino diversificados, de modo a capacitar os estudantes para a conceção, gestão e implementação de atividades e projetos de animação de crianças e jovens no âmbito da divulgação científica e educação ambiental.
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