Código: | TAC19 | Sigla: | E | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TACJ | 17 | Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) | 2º | 30 | ||
Aviso n.º 14258/2015 | 2º | 30 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
O Estágio tem como objetivo geral o aprofundamento dos conhecimentos previamente adquiridos, preparando e
desenvolvendo a capacidade da/o formanda/o para o desenvolvimento de competências e tarefas próprias da sua
especialização tecnológica, com vista à sua habilitação para o exercício da atividade profissional. Para tal, os objetivos
específicos do estágio são: ¿ Proporcionar a experiência da prática profissional em contexto organizacional; ¿ Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade profissional; ¿ Possibilitar a aplicação dos conhecimentos de formação em situação real de acompanhamento de crianças e jovens; ¿ Desenvolver no estagiário a necessidade de uma constante atualização nos domínios das técnicas de acompanhamento de crianças e jovens; ¿ Possibilitar, em contexto de trabalho orientado, a reflexão crítica sobre o acompanhamento de crianças e jovens; ¿ Desenvolver no estagiário a necessidade do domínio da utilização das tecnologias de informação e comunicação; ¿ Facilitar a inserção no mercado de trabalho.
O processo de avaliação centra-se no desempenho do estudante tendo por referência as funções prestadas e as competências aplicadas nas diferentes fases de desenvolvimento da unidade de formação Estágio: [1] Fase de Integração; [2] Fase de Observação e Planeamento; [3] Fase de Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação.
1.ª Fase - Integração: Esta fase corresponde a um período de adaptação à organização da empresa/instituição e de integração na equipa de trabalho.
2.ª Fase - Observação e Planeamento: Nesta fase pretende-se que o estagiário observe as práticas e dinâmicas institucionais e que planifique, sob orientação, a sua intervenção no âmbito do desenvolvimento do Estágio.
3.ª Fase - Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação: Corresponde à realização e concretização da maioria do plano de estágio. Nesta fase pretende-se que o estagiário cumpra o seu plano de desenvolvimento, executando as tarefas com autonomia e demonstre capacidade de implementar diferentes procedimentos no seu contexto de estágio.
O desenvolvimento do processo será regulado por um instrumento próprio, identificativo dos objetivos e competências a atingir pelo estudante em todas as fases do processo, articulado com o orientador na entidade de acolhimento e o orientador académico.
O arranque do processo de Estágio será formalizado por intermédio de um Acordo entre estudante, Entidade Acolhedora e Entidade Formadora. A distribuição dos estudantes pelos locais de Estágio será realizada pelos docentes responsáveis pela formação em contexto de trabalho, em articulação com os estudantes e as instituições de Estágio.
Durante a realização do Estágio serão realizadas visitas de acompanhamento pedagógico aos locais de estágio pelos professores supervisores da ESES para avaliar a inserção profissional e social do estudante.
Ao longo do Estágio o estudante construirá um portefólio que ateste as experiências desenvolvidas e as reflexões sobre essa ação. Esse portefólio será alvo de uma avaliação contínua, organizada em 3 momentos: avaliação inicial, avaliação intermédia e avaliação final, correspondentes às três fases do processo de Estágio.
A avaliação do Estágio abrange ainda a apresentação oral do trabalho, sendo o júri constituído pelo presidente do júri, professor supervisor e um especialista na área técnica/científica em que se desenvolveu o trabalho
Os professores supervisores da ESES irão dinamizar sessões presenciais de orientação pessoal de tipo tutorial (30h) para acompanhar o estudante ao longo do estágio e apoiar a elaboração do portefólio de estágio.
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