• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MCF007
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Complementos de Contabilidade de Gestão

Código: MCF007    Sigla: CCG
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MCF 24 Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto 6
Despacho n.º 7561/2012, de 31 de maio 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MCF-1-11ED

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Face ao crescente alargamento das temáticas da contabilidade de gestão com impacto nos diferentes níveis de gestão das organizações, esta unidade curricular tem os seguintes objetivos:
1. Desenvolver uma análise crítica da utilidade das ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão;
2. Debater o alargamento dos papéis do contabilista de gestão nas organizações;
3. Conhecer ferramentas de contabilidade de gestão mais contemporâneas e debater a sua utilidade para os gestores.

Conteúdos programáticos

Capítulo 1: Evolução da contabilidade de gestão.
Capítulo 2: Os múltiplos papéis do contabilista de gestão.
Capítulo 3: Inovações em contabilidade de gestão.
Capítulo 4: Ferramentas de custeio/gestão baseadas em atividades.
Capítulo 5: Balanced scorecard.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao aluno questionar a utilidade das ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão no atual contexto competitivo. O capítulo 2 permite ao aluno discutir o alargamento dos papéis do contabilista de gestão nas organizações. Os capítulos 3, 4 e 5 permitem ao aluno conhecer a diversidade de inovações de contabilidade de gestão e debater a sua utilidade para os gestores

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
A avaliação de conhecimentos contempla as seguintes componentes:
a. Apresentação oral e discussão de um trabalho individual (30%);
b. 1ª prova escrita individual (20%);
c. 2ª prova escrita individual (30%);
d. Participação construtiva nas aulas (20%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente, partindo das limitações de ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão. e atendendo aos papéis do contabilista de gestão, para introduzir e discutir a utilidade de inovações contemporâneas de contabilidade de gestão.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Drury, C. (2018). Management and Cost Accounting (10th Edition). London: Cengage Learning College.

Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2015). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (10.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.

Major, M., & Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática (2.ª Edição). Lisboa: Escolar Editora.