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Metodologias de Investigação

Código: MCF022    Sigla: MI
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas, Gestão de Recursos Humanos, Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MCF 14 Despacho n.º 7561/2012, de 31 de maio 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MCF-2-10ED

Teórico-Práticas: 44,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem o objetivo de capacitar os alunos a conduzir um projeto de investigação no domínio específico de contabilidade e finanças.

Conteúdos programáticos

Capítulo 1: A seleção do tópico de investigação.
Capítulo 2: Abordagens de investigação.
Capítulo 3: Investigação qualitativa em contabilidade e finanças.
Capítulo 4: Investigação quantitativa em contabilidade e finanças.
Capítulo 5: A estrutura e redação de trabalhos científicos.
Capítulo 6: Elaboração de proposta de investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com o objetivo desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao aluno selecionar o tópico de investigação. Os capítulos 2, 3 e 4 permitem ao aluno conhecer a diversidade de abordagens de investigação. O capítulo 5 permite ao aluno conhecer os aspetos formais de um trabalho científico. No final, o capítulo 6 permite ao aluno elaborar uma proposta de investigação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. A apresentação dos conceitos teóricos é apoiada em exemplos práticos da sua aplicação. 

 
A avaliação de conhecimentos contempla as seguintes componentes:
a. Apresentação e discussão de um artigo de investigação empírica (20%);
b. Apresentação e discussão da proposta de dissertação (30%);
c. Proposta final (escrita) de dissertação (30%);
d. Participação construtiva nas aulas (20%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular prepararam o aluno para levar a cabo um projeto de investigação no domínio específico da contabilidade e finanças, na medida em que vai familiarizando progressivamente o aluno com práticas de investigação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kumar, R. (2014). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners (4th edition). London: Sage Publications.


Major, M., & Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática (2.ª Edição). Lisboa: Escolar Editora.

Ryan, B., Scapens, R., & Theobald, M. (2002). Research Method & Methodology in Finance & Accounting (2nd edition). London: Cengage Learning Emea.