Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Introdução
Perspetivam-se noções e autores fundamentais para a compreensão da educação em e para os valores: virtude; hábito, caráter. São consideradas éticas específicas e diferentes metodologias de promoção e clarificação de valores, para fundamentar a reflexão ética, o debate em torno da prática profissional, bem como a conceção e operacionalização de estratégias de educação para a cidadania.
Objectivos ¿ Conhecer conceitos básicos de ética e deontologia. ¿ Analisar códigos deontológicos. ¿ Conhecer as principais teorias éticas. ¿ Debater o código deontológico dos jornalistas. ¿ Debater códigos deontológicos. ¿ Conhecer as principais metodologias de educação em valores e educação para a cidadania. ¿ Debater problemas de ética na prática contemporânea. ¿ Discutir dilemas, tensões e problemas éticos no exercício da prática profissional. ¿ Conceber e desenvolver projetos de intervenção ao nível da promoção e clarificação de valores.
Conteúdos programáticos
Introdução
Perspetivam-se noções e autores fundamentais para a compreensão da educação em e para os valores: virtude; hábito, caráter. São consideradas éticas específicas e diferentes metodologias de promoção e clarificação de valores, para fundamentar a reflexão ética, o debate em torno da prática profissional, bem como a conceção e operacionalização de estratégias de educação para a cidadania.
Conteúdos ¿ Ética, a Moral e a Deontologia. ¿ Valores e as suas características. ¿ Cidadania e «Educação para a Cidadania». ¿ Códigos deontológicos. ¿ Código deontológico dos jornalistas ¿ Direitos de autor ¿ Citações e referências ¿ Diferença entre informação e opinião ¿ Factos e interpretações ¿ Ética da comunicação ¿ Plágio ¿ Liberdade de expressão ¿ Limites à liberdade de expressão no Código Penal: injúrias e difamação ¿ Constituição da República Portuguesa e direitos humanos. ¿ Declaração universal dos direitos da criança. ¿ Problemas éticos da contemporaneidade: aborto; eutanásia; racismo; igualdade de oportunidades; pobreza; guerra; paz¿
Metodologias ¿ Apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados. ¿ Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão. ¿ Construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos.
Avaliação ¿ Instrumentos de Avaliação: Registos de participação - ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca neste módulo: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) - ponderação de 60%. Para os alunos que optarem pela modalidade de avaliação por exame: prova escrita.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias ¿ Apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados. ¿ Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão. ¿ Construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos.
Avaliação ¿ Instrumentos de Avaliação: Registos de participação - ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca neste módulo: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) - ponderação de 60%. Para os alunos que optarem pela modalidade de avaliação por exame: prova escrita.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bibliografia básica ¿ Bara, F. (Coord) (2003). Mi Querida Educacion en Valores. Bilbao: Desclée. ¿ Cardona, M. J. (coord.) et al. (2011) Guião de Educação: Género e Cidadania no 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: CIG. ¿ Cardona, M. J. (coord.) et al. (2010) Guião de Educação: Género e Cidadania no Pré-Escolar. Lisboa: CIG ¿ Frey, R. e Wellman, Ch. (2006). A Companion to Applied Ethics. Londres: Blackwell. ¿ Lafollette, H. (2005). Ethical Theory. Londres: Blackwell. ¿ Marques, R. (2000). Breve História da Ética Ocidental. Lisboa: Plátano Editora. ¿ Marques, R. (2003). Valores Éticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presença. ¿ Patrício, M. (1999). Lições de Axiologia Educacional. Lisboa: Universidade Aberta. ¿ Sanchez, M. (1999). Educacion en valores para una Sociedad Plural. Bilbao: Desclée.
Sítios e páginas de referência: http://www.eses.pt/usr/ramiro/index.htm www.findarticle.com www.highbeam.com