• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDEDD09
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ética e Deontologia do Design

Código: TDEDD09    Sigla: EDD
Área Científica: Filosofia e ética

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 24 Aviso n.º 2378/2016 3

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD1

Teórico-Práticas: 17,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,10

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,10
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   2,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva Responsável
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Introdução

Perspetivam-se noções e autores fundamentais para a compreensão da educação em e para os valores: virtude; hábito, caráter. São consideradas éticas específicas e diferentes metodologias de promoção e clarificação de valores, para fundamentar a reflexão ética, o debate em torno da prática profissional, bem como a conceção e operacionalização de estratégias de educação para a cidadania.

Objectivos
¿ Conhecer conceitos básicos de ética e deontologia.
¿ Analisar códigos deontológicos.
¿ Conhecer as principais teorias éticas.
¿ Debater o código deontológico dos jornalistas.
¿ Debater códigos deontológicos.
¿ Conhecer as principais metodologias de educação em valores e educação para a cidadania.
¿ Debater problemas de ética na prática contemporânea.
¿ Discutir dilemas, tensões e problemas éticos no exercício da prática profissional.
¿ Conceber e desenvolver projetos de intervenção ao nível da promoção e clarificação de valores.

Conteúdos programáticos

Introdução

Perspetivam-se noções e autores fundamentais para a compreensão da educação em e para os valores: virtude; hábito, caráter. São consideradas éticas específicas e diferentes metodologias de promoção e clarificação de valores, para fundamentar a reflexão ética, o debate em torno da prática profissional, bem como a conceção e operacionalização de estratégias de educação para a cidadania.


Conteúdos
¿ Ética, a Moral e a Deontologia.
¿ Valores e as suas características.
¿ Cidadania e «Educação para a Cidadania».
¿ Códigos deontológicos.
¿ Código deontológico dos jornalistas
¿ Direitos de autor
¿ Citações e referências
¿ Diferença entre informação e opinião
¿ Factos e interpretações
¿ Ética da comunicação
¿ Plágio
¿ Liberdade de expressão
¿ Limites à liberdade de expressão no Código Penal: injúrias e difamação
¿ Constituição da República Portuguesa e direitos humanos.
¿ Declaração universal dos direitos da criança.
¿ Problemas éticos da contemporaneidade: aborto; eutanásia; racismo; igualdade de oportunidades; pobreza; guerra; paz¿




Metodologias
¿ Apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados.
¿ Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão.
¿ Construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos.

Avaliação
¿ Instrumentos de Avaliação: Registos de participação - ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca neste módulo: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) - ponderação de 60%. Para os alunos que optarem pela modalidade de avaliação por exame: prova escrita.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias
¿ Apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados.
¿ Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão.
¿ Construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos.

Avaliação
¿ Instrumentos de Avaliação: Registos de participação - ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca neste módulo: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) - ponderação de 60%. Para os alunos que optarem pela modalidade de avaliação por exame: prova escrita.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia básica
¿ Bara, F. (Coord) (2003). Mi Querida Educacion en Valores. Bilbao: Desclée.
¿ Cardona, M. J. (coord.) et al. (2011) Guião de Educação: Género e Cidadania no 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: CIG.
¿ Cardona, M. J. (coord.) et al. (2010) Guião de Educação: Género e Cidadania no Pré-Escolar. Lisboa: CIG
¿ Frey, R. e Wellman, Ch. (2006). A Companion to Applied Ethics. Londres: Blackwell.
¿ Lafollette, H. (2005). Ethical Theory. Londres: Blackwell.
¿ Marques, R. (2000). Breve História da Ética Ocidental. Lisboa: Plátano Editora.
¿ Marques, R. (2003). Valores Éticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presença.
¿ Patrício, M. (1999). Lições de Axiologia Educacional. Lisboa: Universidade Aberta.
¿ Sanchez, M. (1999). Educacion en valores para una Sociedad Plural. Bilbao: Desclée.

Sítios e páginas de referência:
http://www.eses.pt/usr/ramiro/index.htm
www.findarticle.com
www.highbeam.com

Observações