Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OBJETIVOS
1. Perspetivar a comunicação como dimensão do comportamento humano.
2. Aprofundar conhecimentos sobre os processos psicológicos, sociais e culturais subjacentes ao ato de comunicar.
3. Refletir sobre os diversos estilos de comunicação e avaliar a importância dos componentes verbais e não verbais como facilitadores ou barreiras no processo de comunicação.
4. Refletir sobre características diferenciadoras da comunicação digital e presencial.
5. Desenvolver competências pessoais e interpessoais de comunicação com vista à colaboração interpares e à dinamização do grupo.
Conteúdos programáticos
CONTEÚDOS
1- Os fundamentos da Comunicação
2- Os primórdios da comunicação. O papel das primeiras experiências no processo de comunicar.
3- O Eu, o Outro e o espaço entre nós. Emoção-cognição e as raízes da empatia.
4- O corpo e os sentidos na comunicação. A Proxémica
5- Compreender e fazer-se compreender. Estilos no processo de comunicação.
6- Liderança
7- Facilitadores e barreiras à comunicação.
8- Novas tecnologias e comunicação mediada pelos écrans.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Privilegia-se o aprofundamento de conteúdos teóricos no domínio da Psicologia e da comunicação, a vivência de situações práticas de comunicação verbal e não verbal, o conhecimento dos estilos e barreiras à comunicação.
Pretende-se ainda contribuir para uma análise mais crítica e informada no que concerne às alterações que as tecnologias digitais trouxeram às atuais formas de comunicação, nomeadamente na dinâmica das relações interpesssoais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino inclui momentos de exposição teórica, pesquisa, análise e discussão de bibliografia específica, Fóruns de discussão (Moodle); Visionamento de filmes; Exercícios ; Leituras e estudo autónomo; Debate em aula em torno de leituras realizadas; Realização de Fichas de leitura.
AVALIAÇÃO
1- TRABALHO DE GRUPO (30%) Trabalho apresentado em formato digital sobre um tema de Psicologia da Comunicação. O trabalho será discutido em aula, por videoconferência, devendo todos os elementos do Grupo estar presentes nesta discussão.
2- CADERNO REFLEXIVO INDIVIDUAL (60%) Documento individual que apresente e sintetize as aprendizagens e o percurso realizado pelo(a) aluno(a) nesta unidade curricular, evidenciando capacidade de reflexão e de articulação entre a matéria estudada e as discussões em aula.
3- PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO NAS AULAS (10%) Inclui a participação nas atividades propostas, nomeadamente os Fóruns de discussão e as participações nas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Ao longo desta unidade curricular, recorrer-se-á a momentos de exposição teórica para caracterização de cada conteúdo e para consolidar alguns conceitos. Esses conhecimentos serão importantes para, posteriormente, se poderem discutir e analisar criticamente algumas problemáticas O visionamento de filmes que tenham em atenção algumas das temáticas abordadas, possibilita momentos de clarificação e exemplificação de algumas questões fomentando simultaneamente o debate.
A alternância entre momentos de exposição teórica e momentos de dinamização de atividades práticas, de grupo, permitirá não só a aquisição de conhecimento por parte do estudantes, como também a sua vivência. Pretende-se que a aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas, seja operacionalizada através da realização e apresentação dos trabalho de grupo onde, entre outros, se procura promover o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo, e de comunicação escrita e oral.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alvey, J. (1995). Formas de comunicação. Lisboa: Teorema
Bizouard, C., Vivre la communication, entrer en relation, Lyon : Ed. Chronique Sociale
Mélénec, B., Penser autrement la communication, Paris : Harmattan
Berlo, D. (1979). O processo de comunicação. S. Paulo: Martins Fontes Editora
Bitti, P. et al. (1993) A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa
Fachada, O. (1998) Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo
Fisk, J. (1992). Introdução ao estudo da comunicação. Porto: Edições ASA
Hall, E. (1986). A dimensão oculta. Lisboa: Relógio d¿Água
Leach, E. (1992). Cultura e comunicação. Lisboa: Edições 70
Pease, A. (2002) O pequeno livro da linguagem corporal. Lisboa: Bizâncio
Rodrigues, A. (1989). Estratégias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença
Sfez, L. (1995). A comunicação. Lisboa: Instituto Piaget
Watzlawick, P., et al. (1993). Pragmática da comunicação humana. S. Paulo: Cultrix
Observações
Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.