• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDPC08
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia da Comunicação

Código: TDPC08    Sigla: PC
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 24 Aviso n.º 2378/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD1

Teórico-Práticas: 35,75

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá Responsável
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OBJETIVOS 


1. Perspetivar a comunicação como dimensão do comportamento humano. 

2. Aprofundar conhecimentos sobre os processos psicológicos, sociais e culturais subjacentes ao ato de comunicar. 

3. Refletir sobre os diversos estilos de comunicação e avaliar a importância dos componentes verbais e não verbais como facilitadores ou barreiras no processo de comunicação. 

4. Refletir sobre características diferenciadoras da comunicação digital e presencial.  

5. Desenvolver competências pessoais e interpessoais de comunicação com vista à colaboração interpares e à dinamização do grupo.

Conteúdos programáticos

CONTEÚDOS 


1- Os fundamentos da Comunicação
 
2- Os primórdios da comunicação. O papel das primeiras experiências no processo de comunicar. 

3- O Eu, o Outro e o espaço entre nós. Emoção-cognição e as raízes da empatia.
 
4- O corpo e os sentidos na comunicação. A Proxémica
 
5- Compreender e fazer-se compreender. Estilos no processo de comunicação. 

6- Liderança

7- Facilitadores e barreiras à comunicação. 

8- Novas tecnologias e comunicação mediada pelos écrans.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Privilegia-se o aprofundamento de conteúdos teóricos no domínio da Psicologia e da comunicação, a vivência de situações práticas de comunicação verbal e não verbal, o conhecimento dos estilos e barreiras à comunicação. Pretende-se ainda contribuir para uma análise mais crítica e informada no que concerne às alterações que as tecnologias digitais trouxeram às atuais formas de comunicação, nomeadamente na dinâmica das relações interpesssoais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino inclui momentos de exposição teórica, pesquisa, análise e discussão de bibliografia específica, Fóruns de discussão (Moodle); Visionamento de filmes; Exercícios ; Leituras e estudo autónomo; Debate em aula em torno de leituras realizadas; Realização de Fichas de leitura.


 AVALIAÇÃO 

1- TRABALHO DE GRUPO (30%) Trabalho apresentado em formato digital sobre um tema de Psicologia da Comunicação. O trabalho será discutido em aula, por videoconferência, devendo todos os elementos do Grupo estar presentes nesta discussão.

2- CADERNO REFLEXIVO INDIVIDUAL (60%) Documento individual que apresente e sintetize as aprendizagens e o percurso realizado pelo(a) aluno(a) nesta unidade curricular, evidenciando capacidade de reflexão e de articulação entre a matéria estudada e as discussões em aula. 

3- PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO NAS AULAS (10%) Inclui a participação nas atividades propostas, nomeadamente os Fóruns de discussão e as participações nas aulas.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Ao longo desta unidade curricular, recorrer-se-á a momentos de exposição teórica para caracterização de cada conteúdo e para consolidar alguns conceitos. Esses conhecimentos serão importantes para, posteriormente, se poderem discutir e analisar criticamente algumas problemáticas O visionamento de filmes que tenham em atenção algumas das temáticas abordadas, possibilita momentos de clarificação e exemplificação de algumas questões fomentando simultaneamente o debate. 


A alternância entre momentos de exposição teórica e momentos de dinamização de atividades práticas, de grupo, permitirá não só a aquisição de conhecimento por parte do estudantes, como também a sua vivência. Pretende-se que a aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas, seja operacionalizada através da realização e apresentação dos trabalho de grupo onde, entre outros, se procura promover o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo, e de comunicação escrita e oral.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alvey, J. (1995). Formas de comunicação. Lisboa: Teorema Bizouard, C., Vivre la communication, entrer en relation, Lyon : Ed. Chronique Sociale Mélénec, B., Penser autrement la communication, Paris : Harmattan Berlo, D. (1979). O processo de comunicação. S. Paulo: Martins Fontes Editora Bitti, P. et al. (1993) A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa Fachada, O. (1998) Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo Fisk, J. (1992). Introdução ao estudo da comunicação. Porto: Edições ASA Hall, E. (1986). A dimensão oculta. Lisboa: Relógio d¿Água Leach, E. (1992). Cultura e comunicação. Lisboa: Edições 70 Pease, A. (2002) O pequeno livro da linguagem corporal. Lisboa: Bizâncio Rodrigues, A. (1989). Estratégias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença Sfez, L. (1995). A comunicação. Lisboa: Instituto Piaget Watzlawick, P., et al. (1993). Pragmática da comunicação humana. S. Paulo: Cultrix

Observações

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.