Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem por principal objetivo desenvolver competências e proporcionar uma abordagem
prática e orientada para a tomada de decisão em Marketing., numa perspetiva inovadora e integrada. No final
desta unidade curricular os estudantes serão capazes de:
- Descrever e explicar os conceitos e o processo de seleção, formulação e implementação de estratégias de
marketing; - Distinguir entre marketing estratégico e operacional; - Aplicar os conceitos, instrumentos e técnicas de marketing a situações práticas e especificas do marketing, tendo
em consideração as suas relações e interação com outras áreas da organização; - Analisar o ambiente de marketing, identificar oportunidades de mercado, avaliar a sua atratividade e tomar
decisões estratégicas; - Formular estratégias de marketing; - Definir objetivos e conceber planos estratégicos de marketing; - Realizar uma auditoria estratégica de marketing.
Conteúdos programáticos
1- O MARKETING (conceitos; mercado, produto, valor e necessidades do cliente; o processo de marketing)
2- MARKETING ESTRATÉGICO (planeamento estratégico; marketing e estratégia; o plano de marketing)
3- O AMBIENTE DE MARKETING (O micro e o macro ambiente da organização)
4- MERCADOS DE CONSUMO (conceitos; fatores que afetam o comportamento do consumidor; o processo de
decisão de compra)
5- MERCADOS INDUSTRIAIS (Conceitos; tipos de mercado; o processo de decisão de compra)
6- PESQUISA DE MARKETING (conceitos; sistema de informação de marketing; processo de pesquisa de
marketing)
7- SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO (segmentação de mercado; diferenciação e
posicionamento; estratégias de posicionamento.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para um
ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global e estratégica para uma ênfase mais operacional, em
coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente
profissional imediata, inerente ao exercício de uma actividade profissional em marketing.
Os conteúdos programáticos são coerentes e estão concebidos para dar resposta aos objetivos de
ensino/aprendizagem, nomeadamente no que toca ao desenvolvimento de competências de mais alto nível em
marketing, tais como as competências de formulação, implementação e avaliação de decisões.
De um modo geral, os conteúdos programáticos suportam o desenvolvimento de todos os níveis de competências
específicas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase
prática, tendo por base aulas teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente,
exercícios práticos, estudo de casos, trabalho de pesquisa, trabalhos aplicados em grupo e respetiva apresentação e
discussão. A avaliação será realizada através de um teste escrito (50%) e um trabalho prático (50%). Os alunos que
obtiverem uma nota inferior a 8 valores no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aquisição das competências de conhecimento e compreensão é, em primeiro lugar, realizada através de métodos
expositivos em aula e leitura de livros de texto e de artigos, assim como de exemplos práticos.
As competências de análise e avaliação são desenvolvidas através de tarefas práticas. Os principais métodos de
aprendizagem utilizados são o estudo de casos, que pode ser de natureza histórica ou envolver a aquisição de dados
primários, os exercícios e trabalhos práticos individuais e em grupo.
Os métodos de ensino usados para as competências aplicativas e criativas são o estudo de casos, trabalhos práticos,
exercícios de aplicação, em contexto empresarial.
Os métodos de ensino utilizados, principalmente para atingirem os objetivos de competências de mais alto nível,
requerem uma participação interativa e intensa, porque utiliza técnicas de aprendizagem ativa que conjuga, de uma
forma equilibrada, a discussão de conceitos e teorias com a sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
KOTLER, P., ARMSTRONG, G., SAUNDERS, J., WONG, V. Principles of Marketing, 6th European Edition. Essex:
Pearson, 2013;
AAKER, D. A, DAMIEN, M.. Strategic Market Management, European Edition. N.Y.: John Wiley & Sons, 2007;
CRAVENS, D. W. and PIERCY, N. P. Strategic Marketing, 10th Edition. N. Y.: McGraw-Hill;
2012.
DOYLE, P. Marketing Management and Strategy, 3rd Edition. London: Prentice Hall;
2001.
EIGLIER, P., La Logique des Services ¿ Marketing et Stratégies, Ed. Economica, 2010;
LEVITT, T. The Marketing Imagination. NewYork: Free Press, 1986; WALKER, O. BOYD, H., MULLINS, J. Marketing Strategy, 6th Edition. New York: McGraw-Hill, 2008.