Código: | LGEB10151 | Sigla: | MKTII | |
Área Científica: | Marketing |
Página Web: | https://siesgt.ipsantarem.pt/esgt/ficha_disciplina.editar?p_cad_codigo=LGEB10151&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2021&pv_copia_dados=N |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGEB1 | 97 | Despacho 9804/2016, de 1de agosto | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Teórico-Práticas: | 58,00 |
Teórico-Práticas: | 57,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
OBJECTIVOS: fornecer uma visão que distinga o conceito de marketing estratégico e operacional (OA1); fornecer as ferramentas de marketing operacional, como seja, a segmentação de mercado e o targeting (OA2) e o marketing-mix (OA3); fornecer as ferramentas que permitam realizar uma auditoria operacional de marketing (OA4)
P1 SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
P2 PRODUTO. A MARCA.
P3 PREÇO.
P4 COMUNICAÇÃO.
P5 DISTRIBUIÇÃO.
A coerência entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos programáticos, verifica-se através da relação:
OA1 = P1, P2, P3, P4, P5
OA2 = P1
OA3 = P2, P3, P4, P5
OA4 = P2, P3, P4, P5
Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:
- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);
- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);
- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3);
- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).
A avaliação incluirá três elementos:
(a) Teste escrito - 50%
(b) Trabalhos escritos e orais - 50%
(c) Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).
A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área do marketing operacional (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.
Kotler, Philip, Keller, Kevin Lane (2018), "Marketing Management", Global edition, Pearson.
Kotler, Philip (2018), "Principles of Marketing", Global edition, Pearson.
Baynast, Arnaud, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente (2018), "Mercator - 25 anos, o Marketing na Era Digital", Dom Quixote, Portugal.