Código: | PGHD06 | Sigla: | ATM | |
Área Científica: | Saúde |
Página Web: | https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=PGHD06&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2022 |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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PGHD | 27 | Despacho n.º 190/2023, 4 de janeiro | 1º | 0 | 25 | 75 |
Ensino Teórico: | 5,00 |
Teórico-Práticas: | 8,67 |
Seminários: | 5,17 |
Orientação Tutorial: | 2,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Contribuir, em equipa multidisciplinar, para uma resposta efetiva às necessidades de cuidados da pessoa/cuidador em hospitalização domiciliária;
-Antecipar situações de desequilíbrio na pessoa/cuidador em hospitalização domiciliária, enquanto garantia de segurança;
-Articular saberes e fazeres profissionais, potenciadores de um ambiente seguro da pessoa/cuidador em hospitalização domiciliária.
- Identificação e monitorização de agravamento clínico do doente;
- Gestão, em equipa, de intercorrências possíveis;
- As novas tecnologias ao serviço da hospitalização domiciliária;
- Elaboração de protocolos para administração e controlo de terapêutica;
- Níveis de prevenção em saúde e tomada de decisão
- Construção de ambientes seguros para a pessoa/cuidador em hospitalização domiciliária
A equipa de saúde cofronta-se, no âmbito da HD, com contextos e situações de saúde diversos que é necessário monitorizar de um modo sistemático.
A hospitalização domiciliária constitui um desafio à segurança da pessoa/cuidador, na medida em que a familariedade do contexto é frequentemente alterada por equipamentos e procedimentos alheios ao mesmo;
Os conteúdos da UC permitem dar resposta aos objetivos da mesma, pela clarificação e potenciação das competências muitiprofissionais que se pretendem desenvolver.
Método expositivo-interativo na mobilização de saberes e posicionamentos profisionais plurais;
Leitura e análise orientada de textos/artigos científicos, com discussão em turma, promovendo a identificação de zonas de fronteira interprofissionais, potenciadoras de uma resposta global e integrada às necessidades protocoladas de cuidados da pessoa/cuidador em HD, contudo preservando a sua singularidade.
A avaliação resulta de:
- Um trabalho de grupo/elaboração de protocolo para uma situção clínica específica, a criar/selecionar.
Cada elemento do grupo deverá participar ativamente, de modo a tornar possível individualizar a classificação.
As metodologias de ensino assinaladas são congruentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A metodologia expositiva-interativa permite o reconhecimento teórico básico e específico, considerando a equipa multidisciplinar.
A leitura e análise de textos suportam o desenvolvimento da capacidade crítica na elaboração de protocolos, com foco simultâneo na singularidade e universalidade das situações de cuidados que exigem resposta imediatas e concertadas .
Os trabalhos de grupo/elaboração de protocolos, com apresentação e discussão em turma, permitem o aprofundamento e a reflexão dos vários temas da Unidade Curricular.
¿ ACSS (2020). Modelo acompanhamento Hospitalização Domiciliária SNS. Consultado em
20 mar. 2023. Disponível em http://www.acss.min-saude.pt/wpcontent/
uploads/2020/07/Modelo-Acompanhamento-Hospitalizacao-Domiciliaria-
SNS.pdf
¿ Azevedo, P. (2022). Tratar infeções internado em casa. Consultado 15 mar. 2023.
Disponível em https://www.spmi.pt/tratar-infecoes-internado-em-casa/
¿ Infarmed (2016). Prontuário terapêutico on-line. Consultado em 20mar. 2023. Disponível
em https://app10.infarmed.pt/prontuario/index.php
ACSS (2020). Modelo acompanhamento Hospitalização Domiciliária SNS. Consultado em
20 mar. 2023. Disponível em http://www.acss.min-saude.pt/wpcontent/
uploads/2020/07/Modelo-Acompanhamento-Hospitalizacao-Domiciliaria-
SNS.pdf