Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem por principal objetivo criar competências orientadas para a tomada de decisão em Marketing.
Objetiva-se que, no final da unidade curricular, os estudantes sejam capazes de:
- Distinguir o contexto de marketing e o comportamento do consumidor (OA1);
- Distinguir o processo de marketing e o conceito de marketing estratégico (OA2);
- Distinguir a segmentação de mercado, o targeting e o posicionamento (OA3);
- Distinguir os elementos do marketing-mix (OA4).
Conteúdos programáticos
CP1 - O Marketing
CP2 - O Ambiente de Marketing
CP3 - O Comportamento do Consumidor
CP4 - Planeamento Estratégico de Marketing
CP5 - Segmentação e Posicionamento
CP6 - Política de Produto
CP7 - Política de Preço
CP8 - Política de Comunicação
CP9 - Política de Distribuição.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) é instituida através das seguintes relações:
OA1 articula com CP1, CP2 e CP3;
OA2 articula com CP4;
OA3 articula com CP5;
OA4 articula com CP6, CP7, CP8 e CP9.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
São contempladas as seguintes metodologias de ensino:
- Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência (M1);
- Interrogativa, para suscitar a respetiva interiorização pelos estudantes (M2);
- Participativa, com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (M3);
- Ativas com a realização de trabalhos de grupo (M4).
A avaliação contínua inclui um teste de avaliação individual (50%) e um trabalho de avaliação em grupo (50%). Os alunos que não realizarem o trabalho prático e/ou obtiverem uma nota inferior a 8 valores no teste individual, serão reprovados na avaliação contínua e realizarão exame final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino utilizadas são transversais e coerentes com todos os objetivos de aprendizagem, verificando-se, pois, as seguintes relações:
ME1 articula com OA1, OA2, OA3 e OA4;
ME2 articula com OA1, OA2, OA3 e OA4;
ME3 articula com OA1, OA2, OA3 e OA4;
ME4 articula com OA1, OA2, OA3 e OA4.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Baynast, Arnaud, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente. (2018). "Mercator - 25 anos, o Marketing na Era Digital". Lisboa: Dom Quixote;
Kotler, Philip, Keller, Kevin Lane. (2018). "Marketing Management". New Jersey: Pearson.