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Marketing

Código: LNI11    Sigla: MKT
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 47 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-1-TA_TB

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem por principal objetivo criar competências orientadas para a tomada de decisão em Marketing.

Objetiva-se que, no final da unidade curricular, os estudantes sejam capazes de:
 
- Distinguir o contexto de marketing e o comportamento do consumidor (OA1);
- Distinguir o processo de marketing e o conceito de marketing estratégico (OA2);
- Distinguir a segmentação de mercado, o targeting e o posicionamento (OA3);
- Distinguir os elementos do marketing-mix (OA4).


Conteúdos programáticos

CP1 - O Marketing

CP2 - O Ambiente de Marketing

CP3 - O Comportamento do Consumidor

CP4 - Planeamento Estratégico de Marketing

CP5 - Segmentação e Posicionamento

CP6 - Política de Produto

CP7 - Política de Preço

CP8 - Política de Comunicação

CP9 - Política de Distribuição.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) é instituida através das seguintes relações:

OA1 articula com CP1, CP2 e CP3;
OA2 articula com CP4;
OA3 articula com CP5;
OA4 articula com CP6, CP7, CP8 e CP9.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


São contempladas as seguintes metodologias de ensino:

- Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência (M1);
- Interrogativa, para suscitar a respetiva interiorização pelos estudantes (M2);
- Participativa, com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (M3);
- Ativas com a realização de trabalhos de grupo (M4).

A avaliação contínua inclui um teste de avaliação individual (50%) e um trabalho de avaliação em grupo (50%). Os alunos que não realizarem o trabalho prático e/ou obtiverem uma nota inferior a 8 valores no teste individual, serão reprovados na avaliação contínua e realizarão exame final.




Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas são transversais e coerentes com todos os objetivos de aprendizagem, verificando-se, pois, as seguintes relações:

ME1 articula com OA1, OA2, OA3 e OA4;
ME2 articula com OA1, OA2, OA3 e OA4;
ME3 articula com OA1, OA2, OA3 e OA4;
ME4 articula com OA1, OA2, OA3 e OA4.



Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Baynast, Arnaud, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente. (2018). "Mercator - 25 anos, o Marketing na Era Digital". Lisboa: Dom Quixote;

Kotler, Philip, Keller, Kevin Lane. (2018). "Marketing Management". New Jersey: Pearson.