• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI15
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Contabilidade de Gestão

Código: LNI15    Sigla: CG
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 52 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
José Luís Pereira Martins - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem por objetivo dar a conhecer aos alunos os conceitos fundamentais da Contabilidade de Gestão e os principais métodos e processos utilizados para a determinação dos gastos/custos da organização, com especial incidência no apuramento dos custos de produção e serviços. Visa igualmente dotar os alunos de competências de análise na ótica da tomada de decisões.

Conteúdos programáticos

1. Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão
2. Conceitos fundamentais e tratamento da informação contabilística
3. Apuramento do custo de produção e regimes de produção
4. Produção conjunta e em curso de fabrico
5. Método das secções homogéneas
6. Sistemas de custeio
7. Análise Custo-Volume-Benefício

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

1. Conhecer os conceitos fundamentais relacionados com os processos de apuramento de custos (Capítulos 1 e 2);
2. Aplicar os principais métodos utilizados na determinação dos custos, com especial incidência no apuramento dos custos de produção de bens e serviços (Capítulos 3, 4, 5 e 6);
3. Participar em processos de tomada de decisões (Capítulo 7).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Na presente unidade curricular as matérias são introduzidas de forma expositiva, sendo os conhecimentos e aptidões apreendidos através da realização de exercícios práticos. O regime de avaliação contínua para a avaliação de conhecimentos é composto por:
1ª Frequência 50%; 2ª Frequência 50%. Obs: Nota mínima em cada uma das provas 7,0 valores


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Na presente unidade curricular as matérias são introduzidas de forma expositiva, sendo os conhecimentos e aptidões apreendidos através da realização de exercícios práticos. O regime de avaliação contínua para a avaliação de conhecimentos é composto por:
1ª Frequência 50%; 2ª Frequência 50%. Obs: Nota mínima em cada uma das provas 7,0 valores

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CAIADO, A. C. P. (2015). Contabilidade Analítica e de Gestão, 8ª Edição, Áreas Editora.
DATAR, S. M., & RAJAN, M. V. (2017). Horngren's Cost Accounting: A Managerial Emphasis, 16th Edition, Pearson.
DRURY, C. (2017). Management and Cost Accounting, 10th Edition, South- Western CENGAGE Learning.
FRANCO, V. S., OLIVEIRA, A.V., MORAIS, A. I., OLIVEIRA, B. J., LOURENÇO, I. C., MAJOR, M. J., JESUS, M. A. & SERRASQUEIRA, R. (2015). Temas de Contabilidade de Gestão. Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte.
MAJOR, M. J., VIEIRA, R. (2018). Contabilidade e Controlo de Gestão - Teoria, metodologia e prática, 2ª Edição, Escolar Editora.