Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O principal objetivo desta unidade curricular é o de
proporcionar uma abordagem prática e orientada para a tomada de decisão no
domínio do Marketing Digital, numa perspetiva inovadora e de compreensão
integrada. Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento fundamental dos
conceitos e do processo de seleção, formulação e implementação de Estratégias
de Marketing Digital Orientadas para o Mercado.
Conteúdos programáticos
1.Marketing na era da Informação;
2.Instrumentos de análise e estudo do mercado;
3.O novo paradigma digital e lojas virtuais;
4.Segmentação e posicionamento;
5.Metamorfose do marketing-mix;
6.Avaliação e controlo de marketing digital;
7.Cyberética e futuros desenvolvimentos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente
definidos. Para cada tema do programa são explicitados aos estudantes, nas
aulas teórico-práticas, os objetivos específicos de aprendizagem. No seu todo,
os pontos do syllabus correspondem aos objetivos referidos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um
modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas
teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente,
estudo de casos e realização de um trabalho prático. A avaliação será realizada
através de um teste escrito (50%) e um trabalho prático (50%). Os alunos que
não realizarem o trabalho prático e/ou obtiverem uma nota inferior a 8 valores
no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as
atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nos
objetivos da Unidade e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados
pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua
opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de
contínuo reforço da pretendida coerência.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Adolpho, C. (2019). Os 8 P's do Marketing Digital. Leya;
Anderson, C. (2009). Free: o Futuro é Grátis. Actual Editora;
Patrutiu-Baltes, L. (2016). Inbound Marketing-the most important digital marketing strategy. Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Economic Sciences. Series V, 9(2), 61.
Rodrigues, D. "O Novo Paradigma do Marketing Múltiplo na Web Social". Lusíada. Economia & Empresa, nº 15, série II, 2012, pp. 13-41.
Rodrigues, D. Cyberethics of E-Business Social Networking¿, In CRUZ-CUNHA, M. et.al (eds), Handbook of Research on Business Social Networking: Organizational, Managerial, and Technological Dimension. Hershey: IGI Global ¿ Business Science Reference Publishers, 2011, (pages 314-338).
Tuten, T. L., & Solomon, M. R. (2017). Social media marketing. Sage.