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Marketing Digital

Código: LNI30    Sigla: MKTD
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 26 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O principal objetivo desta unidade curricular é o de proporcionar uma abordagem prática e orientada para a tomada de decisão no domínio do Marketing Digital, numa perspetiva inovadora e de compreensão integrada. Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento fundamental dos conceitos e do processo de seleção, formulação e implementação de Estratégias de Marketing Digital Orientadas para o Mercado.

Conteúdos programáticos

1. Marketing na era da Informação;
2. Instrumentos de análise e estudo do mercado;
3. O novo paradigma digital e lojas virtuais;
4. Segmentação e posicionamento;
5. Metamorfose do marketing-mix;
6. Avaliação e controlo de marketing digital; 
7. Cyberética e futuros desenvolvimentos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente definidos. Para cada tema do programa são explicitados aos estudantes, nas aulas teórico-práticas, os objetivos específicos de aprendizagem. No seu todo, os pontos do syllabus correspondem aos objetivos referidos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente, estudo de casos e realização de um trabalho prático. A avaliação será realizada através de um teste escrito (50%) e um trabalho prático (50%). Os alunos que não realizarem o trabalho prático e/ou obtiverem uma nota inferior a 8 valores no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nos objetivos da Unidade e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de contínuo reforço da pretendida coerência.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Adolpho, C. (2019). Os 8 P's do Marketing Digital. Leya;
Anderson, C. (2009). Free: o Futuro é Grátis. Actual Editora;
Patrutiu-Baltes, L. (2016). Inbound Marketing-the most important digital marketing strategy. Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Economic Sciences. Series V, 9(2), 61.
Rodrigues, D. "O Novo Paradigma do Marketing Múltiplo na Web Social". Lusíada. Economia & Empresa, nº 15, série II, 2012, pp. 13-41.
Rodrigues, D. Cyberethics of E-Business Social Networking¿, In CRUZ-CUNHA, M. et.al (eds), Handbook of Research on Business Social Networking: Organizational, Managerial, and Technological Dimension. Hershey: IGI Global ¿ Business Science Reference Publishers, 2011, (pages 314-338).
Tuten, T. L., & Solomon, M. R. (2017). Social media marketing. Sage.

Observações