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Património Cultural

Código: EATN19    Sigla: PC
Área Científica: Humanidades

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 25 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Miguel Nuno Santos Montez Leal   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel Nuno Santos Montez Leal Responsável
António George Camacho Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a) Adquirir conceitos operativos no âmbito do Património Cultural (PC);

b) Conhecer a evolução das principais componentes e marcos do PC em Portugal; 
c) Compreender as linhas gerais da história Política e Cultural de Portugal desde o final do Antigo Regime até à actualidade; 
d) Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica do mundo contemporâneo; 
e) Identificar e promover o estudo e salvaguarda dos vários tipos de PC; 
f) Adquirir métodos e técnicas de recolha de dados, comentário crítico e apresentação de resultados, adequados ao enquadramento de factos, conjunturas e teorias do PC.

Conteúdos programáticos

1ª Parte: O Património Cultural: Definições e Problematizações

1.1. Periodizações 
1.2 A evolução das ideias relativas ao Património Cultural no séc. XX 
2ª Parte
2.1-Reconhece definições e o quadro legal da Animação do PC 
2.2- Problematiza e questiona concepções de Património Cultural 
3ª Parte: Cronologias 
3.1-Reconhece grandes etapas civilizacionais em Portugal e na Europa 
3.2-Caracteriza a emergência dos Estados-Nação e os efeitos da Globalização 
3.3-Caracteriza a Industrialização do Lazer e Fins do Turismo Cultural 
4ª Parte O Património Cultural dos Factos às Teorias da Animação
4.1-Reconhece a revalorização do Património Cultural na Era Moderna
4.2-Identifica a génese dos grandes Museus 
4.3-Caracteriza a Evolução do Património Cultural e da Museologia em Portugal 
4.4-Identifica exemplos actuais de renovação da Abordagem do Património Cultural 
4.5-Reconhece a Museologia da Infância e Educação como sector emergente do PC 
4.6-Reconhece Técnicas de Animação do Património Cultural 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

4. Demonstração da coerência

Os conteúdos programáticos correspondem ao desdobramento dos objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O desenvolvimento dos conteúdos processa-se através de: - exposições teóricas por parte do docente; - análise e discussão de documentos; - exposições por parte dos estudantes. A Avaliação Contínua implica uma participação regular nas aulas. É necessário clarificar os parâmetros em que a Avaliação assenta. Assim, as várias componentes a ter em conta são: -1 teste escrito, -1 trabalho de exposição oral, em grupo (pares), -Participação (leituras e preparação de textos + intervenção na aula) A quantificação reparte-se entre as várias componentes: Teste-80 pontos, Trabalho-Projecto (exposição oral)-80 pontos, Participação-40 pontos. A nota final resulta da adição das 3 avaliações parciais (80+80+40=200 pontos=20 valores). Os critérios para a avaliação dos desempenhos nas 3 componentes serão do conhecimento prévio do estudante.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino demonstram coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Bibliografia: 

ANDER-EGG, Ezequiel (1991). Metodologia y Prática de la Animacion Sócio-Cultural, Buenos Aires: Humanitas. 
GILLET, Jean-Claude (1995). Animation et Animateurs, Paris: Editions l'Harmatan. 
HATTON, Barry, The Portuguese A Modern History, Signal Books, Oxford, 2011
LOPES, Marcelino de Sousa (2006). Animação Sociocultural em Portugal, Amarante: Ed.Intervenção. 
MATTOSO, José; DAVEAU, Suzanne e BELO, Duarte, Portugal O Sabor da Terra Um Retrato Histórico e Geográfico por Regiões, Temas e Debates, 2010.
Muchagato, Jorge, O Palácio e Parque da Pena, O Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, Parques de Sintra- Monte da Lua, 2011, 2 Vols.
THOMPSON, Paul (1978). The Voice of The Past. Oral History, Oxford: Oxford Univ. Press, 1992. 
VIDIGAL, Luis (1996). Os Testemunhos Orais na Escola. História Oral e Projectos Pedagógicos, Porto: Edições ASA.

Observações


METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Teste escrito

Assiduidade

Trabalho de investigação com apresentação na sala de aula.