Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Adquirir conceitos operativos no âmbito do Património Cultural (PC);
b) Conhecer a evolução das principais componentes e marcos do PC em Portugal;
c) Compreender as linhas gerais da história Política e Cultural de Portugal desde o final do Antigo Regime até à actualidade;
d) Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica do mundo contemporâneo;
e) Identificar e promover o estudo e salvaguarda dos vários tipos de PC;
f) Adquirir métodos e técnicas de recolha de dados, comentário crítico e apresentação de resultados, adequados ao enquadramento de factos, conjunturas e teorias do PC.
Conteúdos programáticos
1ª Parte: O Património Cultural: Definições e Problematizações
1.1. Periodizações
1.2 A evolução das ideias relativas ao Património Cultural no séc. XX
2ª Parte
2.1-Reconhece definições e o quadro legal da Animação do PC
2.2- Problematiza e questiona concepções de Património Cultural
3ª Parte: Cronologias
3.1-Reconhece grandes etapas civilizacionais em Portugal e na Europa
3.2-Caracteriza a emergência dos Estados-Nação e os efeitos da Globalização
3.3-Caracteriza a Industrialização do Lazer e Fins do Turismo Cultural
4ª Parte O Património Cultural dos Factos às Teorias da Animação
4.1-Reconhece a revalorização do Património Cultural na Era Moderna
4.2-Identifica a génese dos grandes Museus
4.3-Caracteriza a Evolução do Património Cultural e da Museologia em Portugal
4.4-Identifica exemplos actuais de renovação da Abordagem do Património Cultural
4.5-Reconhece a Museologia da Infância e Educação como sector emergente do PC
4.6-Reconhece Técnicas de Animação do Património Cultural
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
4.
Demonstração da coerência
Os
conteúdos programáticos correspondem ao desdobramento dos
objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O desenvolvimento dos conteúdos processa-se através de:
- exposições teóricas por parte do docente;
- análise e discussão de documentos;
- exposições por parte dos estudantes.
A Avaliação Contínua implica uma participação regular nas aulas. É necessário clarificar os parâmetros em que a Avaliação assenta. Assim, as várias componentes a ter em conta são: -1 teste escrito, -1 trabalho de exposição oral, em grupo (pares), -Participação (leituras e preparação de textos + intervenção na aula)
A quantificação reparte-se entre as várias componentes:
Teste-80 pontos,
Trabalho-Projecto (exposição oral)-80 pontos, Participação-40 pontos.
A nota final resulta da adição das 3 avaliações parciais (80+80+40=200 pontos=20 valores). Os critérios para a avaliação dos desempenhos nas 3 componentes serão do conhecimento prévio do estudante.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino demonstram coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bibliografia:
ANDER-EGG, Ezequiel (1991). Metodologia y Prática de la Animacion Sócio-Cultural, Buenos Aires: Humanitas.
GILLET, Jean-Claude (1995). Animation et Animateurs, Paris: Editions l'Harmatan.
HATTON, Barry, The Portuguese A Modern History, Signal Books, Oxford, 2011
LOPES, Marcelino de Sousa (2006). Animação Sociocultural em Portugal, Amarante: Ed.Intervenção.
MATTOSO, José; DAVEAU, Suzanne e BELO, Duarte, Portugal O Sabor da Terra Um Retrato Histórico e Geográfico por Regiões, Temas e Debates, 2010.
Muchagato, Jorge, O Palácio e Parque da Pena, O Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, Parques de Sintra- Monte da Lua, 2011, 2 Vols.
THOMPSON, Paul (1978). The Voice of The Past. Oral History, Oxford: Oxford Univ. Press, 1992.
VIDIGAL, Luis (1996). Os Testemunhos Orais na Escola. História Oral e Projectos Pedagógicos, Porto: Edições ASA.
Observações
METODOLOGIA
E AVALIAÇÃO
Teste escrito
Assiduidade
Trabalho de investigação com apresentação na sala de aula.