Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas áreas da agricultura e da mecanização que possibilitem aos estudantes o domínio das operações gerais de cultura, bem como das máquinas agrícolas mais apropriadas para a sua realização.
Conteúdos programáticos
1 Introdução; 1.1 - Considerações preliminares; 1.2 - O ambiente e a produção agrícola; 1.3 - Breve panorâmica da agricultura portuguesa; 2 - Preparação e trabalho do terreno; 2.1 - Objetivos a atingir; 2.2 - Tipos de trabalho do terreno; 2.3 - Caracterização dos campos de trabalho; 2.3.1 - Linha e entrelinha; 2.4 - O estado do solo e a realização do trabalho do terreno; 2.5 - Definição das condições de operabilidade; 2.6 - Dias disponíveis; 2.7 - Avaliação da qualidade dos trabalhos do terreno; 2.8 - Escarificação, escarificadores e cultivadores; 2.9 - Subsolagem e subsoladores; 2.10 - Lavouras e charruas; 2.11 - Gradagens e grades; 2.12 - Cultivadores rotativos. Fresagem, fresas e enxadas mecânicas; 2.13 - Rolagem e rolos; 2.14 - Técnicas simplificadas de preparação do terreno; 3 - Correção e fertilização dos terrenos; 4 - Sementes e plantações; 4.1 - Sementes; 4.2 - Preparação e tratamento das sementes; 4.3 - Distribuição e incorporação da semente; 4.4 - Transplantação e plantação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo como principal objetivo o conhecimento das operações gerais de culturas, através das aulas teórico-práticas e das visitas de estudo, resumidamente descritas no conteúdo programático (capítulos 1 a 4), por parte dos estudantes, bem como, a utilização no campo, das principais máquinas agrícolas mais indicadas para a realização de cada uma delas e as condições agrometeorológicas em que trabalhamos, pensamos que desta forma os estudantes adquirem as competências necessárias a um bom desempenho em qualquer empresa agrícola.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
- Assistência às aulas, seminários, colóquios e visitas de estudo: facultativa; - Avaliação continua: uma prova escrita (PE); - Condições para admissão a exame final: estar legalmente inscrito na UC; - Fórmula de dispensa total: PE maior ou igual a 10 valores; - Exame final: uma prova escrita. - É obrigatória a inscrição prévia junto do responsável da UC em todas as provas escritas, até 2 dias úteis antes da data da prova.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em cada aula ocorre uma primeira parte, na sala, onde serão explicados e demonstrados os fundamentos teóricos das diversas operações gerais de cultura. Na segunda parte da aula serão abordadas a constituição, funcionamento e regulações das principais máquinas agrícolas, bem como a sua utilização no campo por parte dos estudantes, o que lhes dá uma maior motivação e empenho e lhes permite "aprender, fazendo". Com o surgimento de novos equipamentos e novas técnicas, ocorre com muita frequência a necessidade de participar em seminários, conferências e visitas de estudo para que os alunos deixem a escola com a melhor formação possível.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Sebenta da unidade curricular Briosa, F. (1984, Glossário ilustrado de mecanização agrícola. 2ª edição. Lisboa. Canavate, J. O. (1989), Las maquinas de mecanização agrícola. 3ª edição. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa. Candelon, P. (1981) Les machines agricoles - matériel de préparation et fertilisation des sols. Paris, Editions, J. B. Baillière CEMAGREF (1991) Les tracteurs agricoles. Antony, France CNEEMA, Les materiels de fertilisation de semis de plantation et de binage. 3ème édition. Antony, CNEEMA, 1981 CNEEMA Les materiels de labour et de préparation du sol. 3ème édition. Antony, CNEEMA, 1981 CNEEMA ,Les materiels pour les travaux de mise en etat du sol. 3ème édition. Antony, CNEEMA, 1981 Diehl, R, Agricultura Geral. 2ª edição. Lisboa, Clássica Editora, 1989 (Nova Colecção Técnica Agrária nº3) Viana, J. M.M.L. (2013) Mobilização do solo - Manual do formador Márquez, L. (2001) Maquinaria para la preparacion del suelo, la implantacion de los cultivos e la fertilizacion, B&H editores