Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Adquirir conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: dos fatores que condicionam o crescimento e desenvolvimento das plantas, movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera, comportamento das plantas em condições de stress, nutrição mineral, metabolismo do carbono, regulação hormonal e produtividade vegetal.
Conteúdos programáticos
1.Relações Hídricas: conceito de potencial de água. Movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera. Stress hídrico.
2. Metabolismo do Carbono C3, C4 e CAM. Taxa fotossintética em função: luz, CO2, temperatura, radiação.
3.Regulação Hormonal: hormonas vegetais, seu modo de ação e implicações no crescimento e desenvolvimento das plantas. Reações fotoperiódicas nas plantas.
4.Fisiologia e Genética do Desenvolvimento: desenvolvimento vegetativo e suas condicionantes genéticas e ambientais.
5.Nutrição Mineral: Transporte de elementos minerais (macro e microelementos) na planta. Fitorremediação.
6.Mecanismos de defesa das plantas
7.Produtividade Vegetal: Taxas e índices de crescimento. Metodologias para quantificação da biomassa vegetal e da área foliar. Taxa de crescimento da cultura. Repartição da biomassa. Fatores determinantes do crescimento.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através do ensino teórico-prático pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos e de competências, sobre os fatores físicos (água, luz, nutrientes) e bióticos que influenciam e condicionam o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A UC é organizada em aulas teórico-práticas, lecionada através de aulas expositivas.
Os alunos podem optar por uma avaliação contínua (AC), ou uma avaliação final única (AU).
A AC consiste em 2 frequências, cada uma com cerca de metade da matéria. Cada frequência tem um peso de 30% da nota final. Na AC será feito um trabalho de grupo seguido de apresentação pública do mesmo (40%).
Se o estudante optar pela AU; a avaliação será realizada através de um exame escrito com toda a matéria.
Os alunos não poderão ter nota inferior a 8,0 em nenhuma das frequências, assim como no trabalho e serão aprovados se a NF for maior ou igual a 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através do ensino ministrado nas aulas teórico-práticas, do ensino tutorial, da realização do trabalho, os estudantes adquirem e desenvolvem um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitem alcançar os objetivos de aprendizagem enunciados para a unidade curricular.
As aulas expositivas são fundamentais para apoiar a compreensão de conceitos. As aulas serão dinâmicas onde se pretende o envolvimento e discussão de temas por parte dos alunos. O trabalho que se realizará como parte da avaliação contínua, irá permitir aos alunos explorarem um tema na área da fisiologia vegetal, desenvolvendo competências de pesquisa e exposição escrita e oral.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Azcón-Bieto, J. & Talón, M. (2000). Fundamentos de Fisiología Vegetal. McGraw-Hill/Interamericana de España y Edicions Universitat de Barcelona, 522 pp
Oxlade, E. (2007). Plant Physiology. Studymates Limited, 156 pp.
Russel L. J., Ougham, H., Thomas, H. & Waaland, S. (2012). The Molecular Life of Plants. Wiley-Blackwell, 766 pp.
Taiz, L., Zeiger, E., Moller, T., Murphy, A. (2015). Plant Physiology and Development (6th Ed). Sinauer Associates, Inc. U.S.A., 761 pp.