Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Objectivos: Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências no domínio da segurança, higiene e saúde no trabalho, enquadrando-as devidamente na legislação em vigor, de forma a aplicá-los no âmbito da sua actividade profissional, visando a redução da sinistralidade laboral.
Aptidões e competências: O estudante, no final da Unidade Curricular, será capaz de: - Identificar os perigos inerentes a determinada actividade laboral/posto de trabalho; - Avaliar os riscos decorrentes da exposição dos trabalhadores aos respectivos perigos; - Propor medidas de prevenção e de protecção adequadas aos riscos avaliados, respeitando os princípios gerais de prevenção; - Assegurar o cumprimentos das disposições legais em matéria de SHST; - Compreender as noções básicas de sistemas de gestão de SHST.
Conteúdos programáticos
TP: (32 H) Enquadramento da higiene, segurança e saúde no trabalho (shst). Conceitos fundamentais de shst. Sistema nacional de prevenção de riscos profissionais. Direito da higiene, segurança e saúde no trabalho. Organização dos serviços de higiene, segurança e saúde no trabalho. Conceitos relacionados com a higiene, segurança e saúde do trabalho. Conceitos relacionados com a ergonomia. Conceitos relacionados com os riscos psicossociais. Avaliação de riscos profissionais: Medidas de controlo de riscos (preventivas e de protecção). Sinalização de segurança. Prevenção contra incêndios e organização da emergência. Noções de gestão de sistemas de shst: referencial OIT e NP 4397: 2008 Ed.2 (OSHAS 18 001). TC: (16 H) Identificação de perigos/riscos; Sinalização de segurança. Prevenção contra incêndios e organização da emergência. S: (8 H) e OT (4 H) Higiene, segurança e saúde no trabalho. Tutoria para a elaboração de um trabalho prático/pesquisa sobre um tema, enquadrado na área da shst.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objectivos da UC Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho implicam, para além de uma consciencialização por parte dos alunos dos vários riscos profissionais, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no domínio da segurança, higiene e saúde no trabalho. Tendo em conta os referidos objectivos, os conteúdos programáticos irão permitir que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais aspectos da segurança, higiene e saúde no trabalho, através da exposição dos temas abordados; irão valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração e apresentação de um trabalho de grupo; irão valorizar a aptidão do futuro profissional para resolver desafios e problemas de forma estruturada e rigorosa mediante a análise, discussão e resolução de casos reais, trabalhados no decorrer das aulas práticas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Métodos pedagógicos : - Método expositivo; - Método demonstrativo; - Método activo. Avaliação: - Avaliação contínua: - Um trabalho prático/pesquisa escrito, de grupo (máximo 4 estudantes) com apresentação e discussão oral individual (60%). Este trabalho escrito tem uma ponderação de 70% e a discussão individual tem uma ponderação de 30%. - Um teste escrito (40%). - Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular. - Condições para dispensa total: - Obter um mínimo de 10 valores no trabalho prático/pesquisa; - Obter um mínimo de 8 valores no teste escrito; - Assistência a, pelo menos, 75% das aulas, seminários, colóquios e visitas de estudo (excepto para trabalhadores estudantes). - Fórmula de dispensa total: 0,6 trabalho prático/pesquisa + 0,4 teste escrito: igual ou maior que 10 valores. - Exame final: uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões de carácter mais teórico utilizar-se-á, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais aspectos da segurança, higiene e saúde no trabalho, através da exposição dos temas abordados. A realização de um teste escrito visa avaliar, preferencialmente, esses conhecimentos. As actividades práticas, de campo, realizadas fora da sala de aula (exploração agrícola e pecuária, adega, tecnologia das carnes, laboratórios, edifícios escolares, visita de estudo) assentarão, preferencialmente, no método demonstrativo. Com estas sessões pretende-se que os alunos: 1 Identifiquem os perigos e riscos associados ao trabalho com tractores e máquinas agrícolas; 2 Identifiquem os perigos e riscos associados ao trabalho de aplicação de produtos fitofarmacêuticos; 3 Identifiquem os perigos e riscos associados ao trabalho na adega, no edifício da tecnologia das carnes e nos laboratórios; 4 Observem e analisem a sinalização de segurança implementada; 5 Verifiquem, no terreno, o Plano de Emergência Interno do Edifício dos Laboratórios, Auditório e Biblioteca; 6 Observem e analisem o material de combate a incêndios em 1ª intervenção, existente na ESAS (vários tipos de extintores, rede de incêndio armada com carretel, hidrantes exteriores). Enquadrada nas sessões de trabalho de campo, será efectuada uma visita de estudo (uma por ano lectivo - Segurex ou empresa do ramo ambiental). O principal instrumento de avaliação dos alunos é a realização de um trabalho prático/pesquisa. Aos alunos é dada a possibilidade de escolherem o tema e uma empresa/instituição onde centrarão o seu trabalho. Com este trabalho pretende-se que os alunos, seguindo preferencialmente, o método activo, apliquem, num caso prático real, os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da Unidade Curricular. Todo o trabalho é desenvolvido fora das 60 horas de funcionamento da Unidade Curricular (UC), excepto as 4 horas para orientação tutória. Durante esse período o docente da UC vai acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos, esclarecendo dúvidas e fornecendo "pistas" e material bibliográfico para a sua elaboração. O Seminário final consta da apresentação e discussão oral dos trabalhos, em sala de aula, para todos os alunos da UC e, também, para a comunidade académica da ESAS interessada. Sobre cada trabalho, os alunos elaboram uma apresentação power point de suporte à apresentação oral. Cada apresentação tem a duração de 15 minutos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- European Union (2012) Protecting health and safety of workers in agriculture, livestock farming, horticulture and forestry. Publications Office of the European Union, Luxembourg. - Freitas, L. C. (2008) - Manual de segurança e saúde do trabalho. Edições Sílabo, Lisboa. - Miguel, A. S. S. R. (2002) Manual de higiene e segurança do trabalho. 6ª edição. Porto Editora, Porto. - Serrano, M. B. (1994) Segurança industrial. Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI). Colecção O Gestor Área da Produção. Lisboa. - Server, M. & O, Mahony, L. (2003) Gestão de sistemas de segurança, higiene e saúde no trabalho-ISA 2000. Lisboa, Editora Monitor. - Veiga, R. (coord.) (2008) Manual de higiene, segurança, saúde e prevenção de acidentes de trabalho. Verlag Dashofer, Lisboa.