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Proteção das Plantas

Código: LAGPL1257    Sigla: PP
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 14 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_2DIA

Teórico-Práticas: 12,50

LAGPL_2A

Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   1,07
Maria do Céu Godinho - ESA   2,93

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria do Céu Godinho - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se proporcionar informação para aprendizagem, reflexão e debate sobre proteção das plantas num contexto de agricultura sustentável; aprofundar conhecimento no âmbito da proteção das plantas, nomeadamente:
Conhecimento sobre os inimigos das culturas: sistemática, morfologia e bioecologia; executar de forma fundamentada as etapas de diagnóstico e aplicar metodologias e técnicas apropriadas.
Conhecimento e análise crítica dos aspetos económicos da proteção das plantas: inimigo chave e outros de carácter ocasional e potencial bem como de conceitos como estrago e prejuízo;
Conhecimento das medidas indiretas de luta, dos meios de luta e dos itinerários técnicos das culturas;
Capacidade de trabalho em equipa e outras de carácter transversal, como comunicação oral e escrita;
Capacidade de procura e aprofundamento da formação técnica e científica ao longo da vida

Conteúdos programáticos

Módulo I - INTRODUÇÃO
Conceitos e evolução do conhecimento; inimigo chave, ocasional e potencial; Importância da protecção das plantas: domínio e objetivos.
Módulo II - ENTOMOLOGIA
Conceito de praga; Taxonomia; Caracterização dos principais grupos de importância agrícola; Estragos; Ciclos de vida: reprodução; desenvolvimento. Dinâmica das populações.
Módulo III - PATOLOGIA VEGETAL
Princípios e conceitos; doença e agente causal. Fatores que favorecem as doenças em plantas. Biologia e epidemiologia dos agentes patogénicos mais importantes. Metodologias para diagnóstico de doenças em campo e em laboratório. Estudo de doenças economicamente relevantes no contexto mediterrânico e meios de proteção

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A presente unidade curricular enquadrada num curso de licenciatura em agronomia deverá orientar os estudantes para a integração dos componentes do ecossistema agrícola com as práticas culturais do itinerário técnico que têm maior impacto sobre o ecossistema nos compartimentos solo, ar e água. Pretende-se dar a conhecer alternativas de produção agrícola mais sustentáveis do ponto de vista ambiental sobretudo na gestão de nutrientes e uso de pesticidas.
Neste contexto, pretende-se ministrar matérias de carácter técnico e científico ao nível da exploração agrícola para melhor entendimento das práticas a executar num itinerário técnico de uma cultura. Esclarecer quais os mecanismos de regulação natural e explorar o papel da biodiversidade funcional como motor da produção agrícola mais sustentável evitando inputs desnecessários.
Para melhor relacionamento da atividade agrícola enquanto atividade económica com o ambiente e sua preservação, numa perspetiva de responsabilidade social dos agricultores, pretende-se expor as matérias de carácter regulamentar, de certificação e controlo numa perspetiva de garantia da atividade económica e de funcionamento dos mercados

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de trabalho assenta no modo expositivo síncrono ou assíncrono, promovendo debates e com base em desafios propostos semanalmente. Os debates serão centrados em temas e tarefas específicas propostas com o apoio de bibliografia, fornecida através da plataforma moodle.
A avaliação deverá obedecer ao seguinte:
Admissão a Exame: Os estudantes estão admitidos a exame final.
Avaliação contínua: realização de desafios que poderão consistir em respostas a: (i) Questão aula, Quizz ou outra em trabalho autónomo (A); (ii) realização de um seminário em grupo sobre um tema relacionado com um inimigo de uma cultura (B); (iii) Teste (Consta de uma prova escrita) (C).
Dispensa de exame final: obtenção de uma classificação mínima de 10 (dez) valores na prova escrita e nos trabalhos realizados;
Classificação final em avaliação contínua CF=(A+B)0,6+(C)0,4
Avaliação com recurso a exame final (C) (Consta de uma prova escrita)
Classificação final em exame final CF=(A+B)0,6+(C)0,4 ou CF=(C)


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Neste nível de ensino pretende-se privilegiar o trabalho centrado no estudante. Será fomentada a pesquisa e discussão de estudos de caso, numa perspetiva de integração do conhecimento científico disponível.
Conhecer e Compreender modos de produção alternativos, exigirá a exposição das matérias relacionadas com o itinerário técnico de produção e as caraterísticas particulares destes modos de produção sustentável. A consolidação destas matérias será efetuada através de estudo de artigos técnico-científicos nacionais e internacionais, e discussão de questões chave como estimativa do risco, tomada de decisão e uso sustentável de pesticidas.
Conhecer a regulamentação exigirá disponibilizar a informação existente e motivar os estudantes para análise crítica do papel da organização de processos e certificação da produção promovendo o trabalho individual e em grupo com exposição de resultados e conclusões

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguiar, A., Godinho, M.C., Costa, C. 2005. Produção Integrada. SPI, Porto, 104pp
Agrios, N. George. 2007. Plant Pathology, Acad Press, 5ª Ed 922p
Amaro, P. 2003. A protecção integrada. ISA Press, Lisboa 446p
Gullan, P.J. & Cranston, P.S. 2014. An outline of entomology. Blackwell pub, 5ª ed, 505p
Khawar, J., Singarayer F., , Bhagirath C., (ed) 2020. Crop Protection Under Changing Climate. Springer, 204p
Lukac M. , Grenni P. , Gamboni M. (Ed). 2017. Soil Biological Communities and Ecosystem Resilience (Sustainability in Plant and Crop Protection) 1st ed. 2017 Kindle Edition, 358p
Passos de Carvalho, J. 1986. Introdução à Entomologia Agrícola. Fund.Cal.Gulbenkian, LIsboa,361p
Pedigo, L., Rice, M. 2014. Entomology and Pest. Waveland Pr Inc; 6ª ed, 784p
Peshin, R., Dhawan, A. K. ( ed) 2019. Natural Resource Management: Ecological Perspectives (Sustainability in Plant and Crop Protection) 1st ed., Kindle Edition, 467p

Observações