Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular propõe-se desenvolver metodologias de aprendizagem capazes de preparar os alunos para se integrarem em planos de formação profissional aplicada em contexto de trabalho, nos domínios da horticultura de ar livre, particularmente, de componente horto-industrial e no âmbito da horticultura de 4ª gama.
Conteúdos programáticos
Horticultura: definição e âmbito. Importância económica, social e alimentar. Panorâmica atual: Perspetiva mundial e nacional. Aspetos de mercado. Geografia da produção hortícola. Identificação das espécies hortícolas e classificação. Aspetos gerais sobre algumas espécies hortícolas com importância económica relevante: Taxonomia. Interesse económico. Aspetos fisiológicos. Sistemas culturais. Implantação e condução. Pós-colheita e comercialização A planta hortícola: seus órgãos e principais funções. Fenómenos de crescimento e desenvolvimento. Métodos de propagação. A exploração hortícola: fatores a considerar na sua instalação. Rotações, sucessões, culturas intercalares e consociações. Tecnologias de produção: métodos de implantação, sementeira vs plantação, preparação do solo, fertilização, rega e desinfeção. Colheita e aspetos gerais da conservação dos produtos hortícolas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto de informação técnica que serve de base ao desenvolvimento de aptidões para a capacidade de entender as tecnologias de produção hortícola e deste modo permitir adquirir competências, em espaço de trabalho, capazes de formar técnicos de elevada competência.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Regime de avaliação: A assistência às aulas é facultativa.
1. Condições de dispensa a exame final Realização de uma prova escrita (A) Realização de dois trabalhos práticos (B) Obtenção de uma classificação mínima de 10 (dez) valores na prova escrita e 10 (dez) valores nos trabalhos realizados, componentes A e B.
Classificação Final= 0,7*A+0,3*B
2. Exame final (C) Consta da realização de uma prova escrita
Classificação Final = 0,3*B+0,7*C Ou Classificação Final =1*C (para os alunos que não realizem o trabalho de projeto e estejam inscritos na disciplina)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O método de ensino procurará transmitir conhecimentos e formas de análise, interpretação e planeamento da empresa agrícola. Em contexto de formação académica o exercício prático assume uma valorização importante ainda mais realçado numa área como a agrícola onde a prática mais do que o ensino teórico é fundamental. Naquele sentido é proposta uma formação integrada em atividades práticas que desde cedo possam alertar o formando para as particularidades da tecnologia de produção.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Almeida, D. (2006). Manual de culturas hortícolas. Vol. I. Editorial Presença. Lisboa. 360 pp. ISBN: 9789722335515.
Almeida, D. (2006). Manual de culturas hortícolas. Vol. I. Editorial Presença. Lisboa. 400 pp. ISBN: 9789722335683.
Gardé, A. & Gardé N. (1988). Culturas hortícolas. 6º Edição. Ed. Livraria Clássica Editora. Lisboa.
Maroto Borrego, J. V. (2002). Horticultura herbacea especial (5ª ed. rev. y ampliada). Madrid : Mundi-Prensa.