Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências no domínio das pastagens, forragens e arvenses, enquadrando-as devidamente nos sistemas de produção existentes, sabendo planear, aplicar e executar as técnicas necessárias à sua correta implementação e/ou condução nas empresas agrícolas.
Conteúdos programáticos
Caracterização edáfica e climática do meio ambiente (Portugal mediterrânico e Portugal atlântico); Caracterização técnico-cultural das culturas arvenses para a produção de grão: cereais de pragana; proteaginosas nas Rotações de Sequeiro Mediterrânico; Conceitos introdutórios: definição de pastagem, forragem, planta pratense e cultura arvense; classificação das culturas arvenses, das pastagens e forragens; ; considerações biológicas básicas; relação ciclo biológico, meio edáfico e climático, tipo de pastagem. Importância económica das culturas arvenses, forrageiras e pratenses. Estudo da flora pratense e forrageira: conceitos básicos de fitogeografia; gramíneas; leguminosas; plantas forrageiras. Conservação de forragens. Acompanhamento e execução de operações culturais no campo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teórico-práticas e visitas de estudo apresentam-se os conceitos fundamentais dos sistemas pratenses, forrageiros e arvenses. Desenvolvendo competências para a compreensão de procedimentos inerentes à exploração agrícola e pecuária, em situações reais e no tecido empresarial. O trabalho independente, permitirá a consolidação de conhecimentos das matérias lecionadas, bem como a preparação do estudante para a apresentação e discussão do trabalho.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas serão desenvolvidas em sessões teórico-práticas, maioritariamente, mas também em práticas de campo, seminários, visitas de estudo e elaboração de trabalhos práticos. Procurar-se-á estimular o trabalho individual e em grupo. Avaliação contínua: Um trabalho prático, realizado em grupo (30%). Um teste escrito (70%). Condições de admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular. Condições de dispensa total: Obter um mínimo de 10 valores no trabalho prático; Obter um mínimo de 10 valores no teste escrito; Fórmula de dispensa total: (0,3 * trabalho prático) + (0,7 * teste escrito) > ou = 10 valores. Exame final: uma prova escrita. Classificação final em exame: Classificação da prova escrita > ou = 10 valores. ou 0,7 * Classificação da prova escrita + (0,3 * Trabalho Prático) > ou = 10 valores. Em cada uma das componentes a nota mínima terá de ser igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Abordagem integradora do funcionamento dos principais sistemas de produção de pastagens, forragens e culturas arvenses, com a qualidade dos diversos produtos que se obtêm e o seu impacto ambiental.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Pardo, E. M.; Garcia, C. R. (1991) Praderas y Forrajes. Produccion y Aprovechamiento. 2ª edición. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa Potes, J. M. (2011). O Montado no Portugal Mediterrânico. Editora Colibri Trindade, H (1992). Identificação de espécies pratenses e forrageiras. Vila Real, Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 1992 (Série Didática). Guerrero, A. (1999). Cultivos herbaceos extensivos. Madrid., Ediciones Mundi-Prensa. 6ª ed..831p. Acquaah, G. (2004). Principles of Crop Production: Theory, Techniques and Tecnhology. Prentice Hall. 2nd Ed. 768p. Martin J.; Leonar, W.; Stamp, D. (2005). Principles of Field Crop Production. Prentice Hall. 4th Ed. 865p. faostat.fao.org www.dgadr.pt