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Fruticultura I

Código: LAGPL1306    Sigla: FRUTI1
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 19 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 2,5 30 70

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA   2,00
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho - ESA   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos adquiram: Conhecimentos sobre a realidade da produção frutícola nacional, europeia e mundial; Conhecer e identificar os diversos órgãos das diferentes espécies frutícolas; Avaliar a interacção do meio com as culturas frutícola;. Entender as funções dos diversos sistemas de condução e dos vários tipos e processos de poda e dos respetivos fatores que os condicionam e assim, adquirir as competências necessárias para poder de uma forma fundamentada, executar a condução e a poda de diferentes fruteiras.   

Conteúdos programáticos

A fruticultura sua definição. Centros de origem das principais espécies frutícolas. Breve história da fruticultura. Caracterização da produção frutícola mundial, europeia e nacional. Particularidades morfológicas das fruteiras, raiz, caule e gomos. Hábitos de frutificação. O ciclo de vida. Ecofisiologia. Radiação solar. Produtividade fotossintética e Intensificação cultural. Vento. Precipitação. Temperatura. Dormências. Necessidades de frio invernal e sua quantificação. Sistemas de condução seus objectivos, evolução e classificação. 6. Poda. Objectivos. Tipos e operações de poda e sua execução.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com a caracterização da produção frutícola a nível mundial, europeu e nacional, fornece-se aos alunos conhecimentos sobre a produção e o mercado das frutas. O estudo das particularidades morfológicas das fruteiras, quer nas aulas teóricas quer nas práticas de campo, os alunos adquirem competências para poderem descrever morfologicamente fruteiras e assim avaliarem o seu estado produtivo e vegetativo. O estudo da relação das fruteiras com o meio, desenvolverá competências para avaliar os factores que poderão condicionar a viabilidade de adaptação de uma fruteira a determinada região e o seu comportamento ao longo da sua vida. O conhecimento dos sistemas de condução utilizados nas fruteiras e dos parâmetros que os condicionam, irá desenvolver competências para a sua eleição e utilização. Com as bases teóricas que fundamentam a poda nas fruteiras e as aulas práticas desenvolvidas no pomar e com as visitas de estudo, os alunos adquirem competências para uma execução fundamentada e crítica da condução e poda.   

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas, que constarão de uma parte em sala e outra no campo, para a execução de práticas culturais como a poda. Visitas de estudo com a finalidade de conhecer a realidade produtiva e as técnicas utilizadas em fruticultura.

Avaliação:
- Avaliação contínua ¿ Prova escrita (PE) ¿ 1 ; Prova prática (PP) ¿ 1;
- Fórmula de dispensa de exame final - 0,75 (PE) + 0,25 (PP); ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores; entrega das fichas tutoriais;
- Exame final: uma prova escrita ou prova escrita + prova prática;
- Classificação final de exame ¿ 0,75 (PE) + 0,25 (PP) ¿ 10; Ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Exposições teóricas complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, para que o contacto com a realidade não só forneça conhecimentos sobre as diferentes técnicas culturais, assim como demonstre a necessidade dos conhecimentos teóricos, permitindo assim uma aprendizagem mais fundamentada das diferentes práticas culturais em fruticultura

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baldini, E. (1992) Arboricultura General. Ediciones Mundi-Prensa.
Faust, M. (1989). Physiology of Temperate Zone Fruit Trees. John Wiley & Sons,
New York
Gautier, M. (1988). Les Productions fruitiéres. Vol. 1 e 2. Edições Lavoisier. França
Tromp, J., Webster, A.D., Wertheim, S. J. (2005). Fundamentals of temperate zone tree fruit production. Leiden : Backhuys,.
Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa
Sansavini, S. ; Costa, G. ; Cucci, R., ; Inglese, P. ; Ramina, A. ; Xiloyannis, C. -Arboricoltura generale. Bologna : Pàtron, 2012, reimp. 2014).
Sansavini, Silviero ; Ranali, Paolo - Manuale di ortofrutticoltura. Milano : Edagricole, 2012.
Velarde, F. G.-A. (1983).Tratado de Arboricultura Frutal, Vol. 1 a 5
Edições Mundi-Prensa. Espanha
Westwood, N. H. (1982) Fruticultura de Zonas Templadas. Ediciones Mundi-Prensa.

Observações

Baldini, E. (1992) Arboricultura General. Ediciones Mundi-Prensa.
Faust, M. (1989). Physiology of Temperate Zone Fruit Trees. John Wiley & Sons,
New York
Gautier, M. (1988). Les Productions fruitiéres. Vol. 1 e 2. Edições Lavoisier. França
Tromp, J., Webster, A.D., Wertheim, S. J. (2005). Fundamentals of temperate zone tree fruit production. Leiden : Backhuys,.
Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa
Sansavini, S. ; Costa, G. ; Cucci, R., ; Inglese, P. ; Ramina, A. ; Xiloyannis, C. -Arboricoltura generale. Bologna : Pàtron, 2012, reimp. 2014).
Sansavini, Silviero ; Ranali, Paolo - Manuale di ortofrutticoltura. Milano : Edagricole, 2012.
Velarde, F. G.-A. (1983).Tratado de Arboricultura Frutal, Vol. 1 a 5
Edições Mundi-Prensa. Espanha
Westwood, N. H. (1982) Fruticultura de Zonas Templadas. Ediciones Mundi-Prensa.