Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidades técnicas e práticas para a compreensão das diferentes intervenções em verde utilizadas no maneio da vinha. A produção e utilização dos diferentes tipos de plantas e técnicas de plantação a utilizar. A instalação de vinhas e técnicas de manutenção do solo. A monitorização do estado hídrico da vinha e a condução da rega da vinha consoante os objetivos a atingir. A viticultura de precisão.
Conteúdos programáticos
Intervenções em verde: desladroamento, controlo da densidade de sarmentos, orientação da vegetação, desponta, desfolha e monda de cachos. Instalação de vinhas: preparação do solo, correção e fertilização do solo, escolha de castas e porta-enxertos, técnicas de plantação, sistemas de armação da vinha. Técnicas de produção de plantas. Rega da vinha: monitorização do estado hídrico da videira, definição da dotação e frequência de rega. Viticultura de precisão. Viticultura em diferentes regiões de Portugal e do Mundo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com a descrição e demonstração das intervenções em verde e da instalação de vinhas fornece-se aos alunos conhecimentos sobre as diferentes intervenções e pretende-se que os alunos consigam decidir sobre as melhores técnicas a aplicar em face de cada situação e objetivo pretendido. O conhecimento das técnicas de produção de plantas é importante para que os alunos percebam como são produzidas as plantas que usarão em futuras plantações. Com estudo da rega da vinha pretende-se que os alunos conheçam as diferentes técnicas de monitorização do estado hídrico das plantas e de apoio à decisão e fornecer as ferramentas para que possam decidir em face de cada situação ecológica e objetivo de produção quais as dotações de água a fornecer à vinha, bem como o seu fracionamento ao longo do tempo. Ao abordar a Viticultura de Precisão pretende-se que os alunos tenham conhecimento das ferramentas e os objetivos deste tipo de viticultura e que a consigam aplicar total ou parcialmente numa exploração. Com o estudo da viticultura em diferentes regiões de Portugal e do Mundo pretende-se dar conhecimento aos alunos de diferentes realidades em que estes possam vir a trabalhar.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teóricas em sala e aulas práticas no campo para execução de práticas culturais e aprendizagem de ferramentas para monitorização da cultura. Visitas de estudo com a finalidade de conhecer a realidade do sistema produtivo vitícola.
Fórmula de dispensa - 0,75(PE) + 0,25(PP); ambas as provas têm de ter nota mínima de 10 valores;
- Admissão a exame: estar inscrito na unidade curricular;
- Exame final: prova escrita 1.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Exposições teóricas complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, para que o contacto com a realidade não só forneça conhecimentos sobre as diferentes técnicas culturais, assim como demonstre a necessidade dos conhecimentos teóricos, permitindo assim uma aprendizagem mais fundamentada das diferentes práticas culturais em viticultura.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Magalhães, N. (2015). Tratado de Viticultura: a videira a vinha e o terroir. 2ª ed. rev. atual
Castro, R.; Cruz, A.; Botelho, M. (2015). Manual de Sistemas de Condução da Vinha. Ed. Bayer, 192pp.
Keller, M. (2015). The Science of Grapevines: Anatomy and Physiology. Ed. Academic Press, 509pp.
Reynier, A. (1989). Manuel de Viticulture. Ed. Muni-Prensa