Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre os processos de apuramento de custos nas organizações. Assim, no final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Conhecer os conceitos fundamentais relacionados com os processos de apuramento de custos;
2. Aplicar os principais métodos utilizados na determinação dos custos, com especial incidência no apuramento dos custos de produção de bens e serviços;
3. Participar em processos de tomada de decisões.
Conteúdos programáticos
1. Âmbito e objetivos da contabilidade de gestão 2. Conceitos fundamentais e tratamento da informação contabilística 3. Apuramento dos custos de produção e regimes de produção 4. Produção conjunta, defeituosa e em vias de fabrico 5. Sistemas de custeio 6. Método das secções homogéneas 7. Custos, volume e resultados 8. Custeio baseado em atividades
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
1. Conhecer os conceitos fundamentais relacionados com os processos de apuramento de custos (capítulos 1 e 2); 2. Aplicar os principais métodos utilizados na determinação dos custos, com especial incidência no apuramento dos custos de produção de bens e serviços (capítulos 3, 4, 5 e 6, 7 e 8); 3. Participar em processos de tomada de decisões (capítulos 5, 6, 7 e 8).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
Nesta unidade curricular a avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla duas provas escritas individuais, para além de uma assiduidade mínima obrigatória em 2/3 das aulas do semestre. As ponderações atribuídas a estas provas são as seguintes:
1ª prova escrita individual - 30%
2ª prova escrita individual - 70%
Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua uma nota não inferior a 10 (dez) valores.
Nos exames desta unidade curricular não haverá lugar a prova oral, pelo que só serão aprovados os alunos que na prova escrita obtenham uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão, 9ª Edição. Áreas Editora.
Drury, C. & Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition. Cengage Learning.