Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Compreender os conceitos fundamentais da Auditoria Financeira. 2. Entender as fases de Auditoria Financeira. 3. Perceber os procedimentos a adotar pelo Auditor na auditoria às Demonstrações Financeiras.
Conteúdos programáticos
1. Auditoria financeira
1.1. Conceito e objetivos 1.2. Tipos de auditoria 1.3. Normas de auditoria
2. Planeamento da auditoria 2.1. Sistema de informação (contabilístico) 2.2. Avaliação do risco de deteção 2.3. Planeamento da auditoria
3. Prova da auditoria 3.1. Conceito e importância da prova 3.2. Credibilidade da prova 3.3. Procedimentos para a obtenção da prova 3.4. Seleção de amostras para a obtenção da prova 3.5. Procedimentos substantivos 3.6. Documentação da prova
4. Auditoria às Demonstrações Financeiras 4.1. Balanço 4.2. Demonstração dos resultados 4.3. Demonstração das alterações no capital próprio 4.4. Demonstração de fluxos de caixa 4.5. Anexo
5. Conclusão da auditoria e relato 5.1. Finalização da auditoria 5.2. Certificação Legal de Contas 5.3. Relatório de Auditoria
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular, o capítulo 1 proporciona ao aluno compreender os conceitos fundamentais da Auditoria Financeira. Os capítulos 2, 3 e 5 possibilitam ao aluno entender as fases de Auditoria Financeira. O capítulo 4 proporciona ao aluno perceber os procedimentos a adotar pelo Auditor na auditoria às Demonstrações Financeiras.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino consiste na exposição do normativo internacional, dos conceitos teóricos inerentes à unidade curricular, seguidos de uma aplicação prática recorrendo-se a exercícios.
O método de avaliação de conhecimentos na unidade curricular é através da realização de um trabalho e de um teste. Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua uma nota não inferior a 10 (dez) valores. Na avaliação por exame não haverá lugar a prova oral pelo que só serão aprovados os alunos que na prova escrita obtenham uma classificação superior ou igual a 10 (dez) valores.
A ponderação dos elementos de avaliação propostos terá a seguinte distribuição:
Trabalho - 40%
Teste - 60%
A atribuição de nota superior a 16 (dezasseis) valores poderá ficar dependente de defesa de nota, mediante a realização de uma prova oral, exigida pelo docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia seguida privilegia a análise de situações concretas e a análise de conteúdo das certificações legais de contas emitidas para as empresas portuguesas, em particular as sociedades cotadas. Com base no normativo de auditoria, são resolvidos casos práticos relacionados com a prática da auditoria ao relato financeiro bem como são identificadas as várias etapas e o processo seguido no planeamento da auditoria.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alves, Joaquim José dos Santos (2015). Princípios e Prática de Auditoria e Revisão de Contas, 1ª Edição, Edições Silabo. Arens, Alvin A.; Elder, Randal J.; Beasley, Mark S. (2005). Auditing and Assurance Services ¿ An Integrated Approach, 10th Edition, Boston: Prentice Hall. Costa, Carlos Baptista (2023). Auditoria Financeira: teoria e prática, 13ª Edição, Lisboa: Rei dos Livros.