Código: | LCFB10135 | Sigla: | PCG | |
Área Científica: | Contabilidade |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LCFB1 | 25 | Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto | 3º | 6 |
Teórico-Práticas: | 54,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre um conjunto de ferramentas de controlo de gestão. Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Compreender a natureza e o âmbito do controlo de gestão;
2. Conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho financeiro;
3. Conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho integrado.
Capitulo I Fundamentos do planeamento e controlo de gestão
Capítulo II Centros de responsabilidade e Preços de transferência interna
Capítulo III Medidas financeiras de avaliação de desempenho
Capítulo IV Sistemas integrados de avaliação de desempenho
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao estudante compreender a natureza do controlo de gestão. Os capítulos 2 e 3 permitem ao estudante conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho financeiro. O capítulo 4 permite ao estudante conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho integrado.
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes componentes:
a. Participação construtiva em aulas (20%)
b. Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 1 e 2, 40%).
c. Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 3 e 4 (40%).
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo.
Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2020). Managerial Accounting (17th edition). New York City, NY: McGraw¿Hill Education.
Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (11.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.
Neves, J. (2011). Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa (2ª Edição). Alfragide: Texto Editores.