Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade tem o objetivo de aprofundar conhecimentos relacionados com os ciclos de financiamento e investimento, bem como com operações contabilísticas mais complexas relacionadas com os trabalhos de fim de período. Assim, no final da lecionação desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
Analisar operações contabilísticas do ciclo de financiamento das empresas com especial destaque para o capital próprio e o financiamento com capitais alheios de curto e de médio/longo prazo;
Analisar operações contabilísticas do ciclo de investimento com especial destaque para os investimentos de natureza financeira;
Realizar operações de fim de período com especial destaque para os impostos diferidos, provisões e contingências, acontecimentos após a data do balanço e políticas contabilísticas, e alterações em estimativas e erros.
Conteúdos programáticos
1. Capital próprio 2. Capital alheio 3. Investimentos financeiros 4. Impostos diferidos 5. Provisões, ativos e passivos contingentes 6. Acontecimentos após a data do balanço 7. Políticas contabilísticas, alterações nas estimativas e erros 8. Contratos de construção 9. Análise do Relatório e Contas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes:
Analisar operações contabilísticas sobre o capital próprio e o financiamento com capitais alheios (capítulos 1 e 2);
Analisar operações contabilísticas do ciclo de investimento com especial destaque para os investimentos de natureza financeira (capítulo 3);
Realizar operações de fim de período (capítulos 4-8).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esta unidade curricular, para além do necessário enquadramento teórico, o trabalho a desenvolver terá uma perspetiva igualmente prática pelo que paralelamente às exposições teóricas dos conteúdos programáticos serão apresentados e resolvidos casos que permitam ilustrar os temas abordados.
O método de avaliação de conhecimentos na unidade curricular é a avaliação contínua, a qual será efetuada através da realização de dois testes. A ponderação dos elementos de avaliação propostos terá a seguinte distribuição:
1º Teste - 50%
2º Teste - 50%
Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua uma nota não inferior a 10 (dez) valores.
Na avaliação por exame não haverá lugar a prova oral pelo que só serão aprovados os alunos que na prova escrita obtenham uma classificação superior ou igual a 10 (dez) valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A realização e análise de operações contabilísticas mais complexas são suportadas por exemplos de casos práticos aplicados em diferentes contextos empresariais, possibilitando a obtenção das competências pretendidas aos estudantes desta unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Almeida, A.P. (2022). Sociedades Comerciais, Valores Mobiliários, Instrumentos Financeiros e Mercados - Vol. I - As Sociedades Comerciais. Editora Almedina.
Borges, A., Azevedo, R., Rodrigues, R., & Azevedo, J.A. (2021). Elementos de Contabilidade Geral (27ª Edição). Áreas Editora.
Gomes, J., & Pires, J. (2015). Sistema de Normalização Contabilística - Teoria e Prática (5ª Edição). Vida Económica.
Rodrigues, A.M., Carvalho, C., Cravo, D., & Azevedo, G. (2015). SNC - Contabilidade Financeira: Sua Aplicação (2ª Edição). Almedina.
Rodrigues, J. (2021). Sistema de Normalização Contabilística Explicado (8ª Edição). Porto Editora.