Código: | LEBA20411 | Sigla: | EI | |
Área Científica: | Formação Educacional Geral |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 52 | Despacho n.º 7346/2020 | 1º | 3 | ||
Despacho nº 15080/2014 | 1º | 3 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
A unidade curricular (UC) tem como referência paradigmática o conceito de INCLUSÃO, cujo objetivo essencial é o desenvolvimento global de todos/as em condições de igualdade de oportunidades e participação, no respeito pela diferença e autonomia de cada um/a. Visa proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da intervenção socioeducativa para pessoas cuja condição física, afetiva, cognitiva, social, psicológica ou outra, exijam uma intervenção diferenciada que responda às necessidades educativas.
1. Evolução das perspetivas sobre a educação da criança diferente: Conceitos de Educação Especial, Necessidades Educativas (NE), inclusão, diversidade e inclusão; Enquadramento histórico, filosófico e legislativo; Limitações do conceito de integração; A Declaração de Salamanca e os princípios da Escola Inclusiva; Perspetivas atuais quanto à intervenção com a crianças com NEE em Portugal. 2. A legislação e processo de avaliação e intervenção: Medidas de suporte à aprendizagem e inclusão; Conceitos de deficiência e incapacidade no âmbito de um modelo dinâmico de interação pessoa/ambiente. 3. Pedagogia diferenciada e necessidades educativas: Tipologia, prevalência e características dos diferentes grupos; Processos de diferenciação pedagógica: modelos e estratégias; Currículo e NE.
Os conteúdos da UC promovem a consolidação de competências psicopedagógicas para desenhar, promover e implementar práticas inclusivas, promovendo um profundo respeito pelas diferenças individuais e acolhendo a diversidade numa perspetiva positiva, onde as qualidades pessoais e os recursos de todos/as os/as intervenientes são considerados/as e valorizados/as como parte integrante de um processo, espelho da realidade em que nos encontramos inseridos/as.
São utilizadas metodologias diversificadas que contemplem um papel ativo e crítico, bem como o desenvolvimento de um trabalho autónomo e de pesquisa, valorizando as experiências pessoais dos/as estudantes e incentivando a formação ao longo da vida, dotando-os/as de instrumentos conceptuais que facilitem a análise, a compreensão e a sua intervenção educativa com pessoas com Necessidades Educativas. Tendo em conta as competências que se pretende que o/a estudante desenvolva, o regime de avaliação contínua desta unidade curricular assentará na realização de uma ficha de avaliação individual (ponderação 70%) e de um trabalho de pesquisa (ponderação 30%), que procurará avaliar a aquisição e compreensão de conceitos-chave e seu desenvolvimento.
A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que potencia a reflexão e desenvolvimento de competências psicossociais de intervenção que fomentam a implementação de práticas de sucesso. A diversificação de estratégias e de métodos educativos, promovem o desenvolvimento e a aprendizagem bem-sucedida baseando-se numa perspetiva que promove a equidade de oportunidades e uma visão inclusiva.
Alves, M., Almeida, A., Ferreira, A. M., Neves, H., & Prata, M. M. (2018). Desenho Universal para a Aprendizagem: Trilhos inclusivos rumo ao sucesso educativo. Revista Educac¿a¿o Inclusiva, 9(1), I-XX. https://proandee.weebly.com/ uploads/1/6/4/6/16461788/v9-n1_julho2018.pdf
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Perrenoud, P. (2008). Pe¿dagogie Diffe¿rencie¿e ¿ Des Intentions a¿ l¿Action. Esf Editeur.
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