Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O trabalho nesta unidade curricular visa o desenvolvimento do conhecimento didático dos formandos, no que respeita ao conhecimento da Matemática, dos alunos e das práticas de ensino, esperando-se que estes:
O1. Sejam capazes de mobilizar os seus conhecimentos matemáticos para realizar uma adequada análise dos documentos curriculares de modo a serem capazes de perspetivar o papel do professor na gestão curricular de acordo com os seus alunos e o contexto em que estão inseridos; O2. Desenvolvam a capacidade de perspetivar diferentes abordagens didáticas aos diferentes temas matemáticos, no que respeita à natureza das tarefas, aos recursos, às capacidades transversais e ao papel do aluno e do professor na aula; O3. Adquiram conhecimentos e desenvolvam capacidades para analisar a forma como os alunos dos primeiros anos de escolaridade aprendem e desenvolvem a sua compreensão da Matemática; O4. Desenvolvam estratégias de práticas de sala de aula para ensinar ideias matemáticas centrais.
Conteúdos programáticos
P1. Currículo em Matemática Finalidades e objetivos gerais do ensino da Matemática Temas matemáticos e capacidades transversais Gestão curricular
CP2. A aula de Matemática Papel do professor/educador e da criança/aluno na aula de Matemática. Natureza das tarefas e recursos na aula de Matemática (manipuláveis e tecnológicos). O trabalho de projeto. Planificação de unidades didáticas. Avaliação das aprendizagens em Matemática.
CP3. O desenvolvimento nas crianças/alunos de: Sentido de número. Sentido espacial e capacidade de visualização espacial. Processos de medição e estimação. Resolução de problemas, raciocínio e comunicação matemáticos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os conteúdos programáticos (CP1. a CP3.) visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais contribuindo para a formação pessoal, para o domínio do conhecimento matemático, e para a formação profissional dos formandos, dando uma perspetiva do trabalho que se desenvolve no âmbito da Matemática nos primeiros anos de escolaridade (O1, O2, O3 e O4). O desenvolvimento do conhecimento matemático nos diversos temas do currículo (CP3.) aliado ao desenvolvimento do conhecimento didático e curricular (CP1. e CP2.) centrando-se nas práticas de sala de aula e na gestão curricular promovem a reflexão sobre a forma como os alunos dos primeiros anos de escolaridade aprendem e desenvolvem a sua compreensão da Matemática (O3) mas também perspetivam diferentes abordagens sobre os diferentes temas (O2).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A UC proporciona:
M1 - Aprofundamento de tópicos a partir da análise reflexiva de textos; M2 - Realização de propostas de trabalho individual e colaborativo com recurso a materiais manipuláveis e tecnológicos, a serem discutidas na aula; M3 - Análise da natureza de tarefas matemáticas diversificadas que visam o trabalho nos diversos temas de Matemática; M4 - Análise de situações de sala de aula, dos primeiros anos de escolaridade, discussão e reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelas crianças e sobre a prática do professor/educador; M5 - Realização de um trabalho de grupo com apresentação e discussão na turma.
Avaliação por frequência: a) participação nas atividades propostas (15%); b) realização e apresentação, em grupo, de dois trabalhos envolvendo os conteúdos abordados (55%); e c) realização de um teste individual cuja classificação tem de ser superior ou igual a 8,0 valores (30%).
Avaliação por exame: realização de uma prova escrita durante o período de exames (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através da realização de propostas de tarefas diversificadas, individual ou colaborativamente (M1, M2), os estudantes desenvolvem a capacidade de mobilizar os seus conhecimentos na interpretação de documentos curriculares mas também, a de refletir sobre diferentes contextos de prática (O1), particularmente, desenvolvem a capacidade de perspetivar diferentes abordagens sobre diferentes temas matemáticos (O2). A elaboração de planificações, a construção de tarefas de natureza matemática assim como a análise de situações de sala de aula, incidindo nomeadamente sobre o trabalho desenvolvido pelas crianças e sobre a prática de sala de aula (M3, M4, M5) permite que os formandos se familiarizem com a forma como os alunos aprendem e desenvolvem a sua compreensão matemática (O3) e se apropriem de diversas estratégias de ação na sala de aula assim como aspetos a trabalhar com os alunos (O4). Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia da especialidade (20h); elaboração de trabalhos de grupo (20h); preparação de apresentações orais (10h); resolução e enquadramento didático de tarefas matemáticas (10h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Abrantes, P., Serrazina, L., & Oliveira, I. (1999). A Matemática na educação básica. Lisboa: ME-DEB.
Associação de Professores de Matemática [APM] (1988). Renovação do currículo de Matemática. Lisboa: APM. Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., & Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME-DGIDC. GTI (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. Lisboa: APM.
ME (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: ME. ME (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME.
ME (2018). Aprendizagens essenciais. Matemática. Lisboa: ME. Disponíveis em http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico. NCTM (2014). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática (tradução). Lisboa: APM. Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34) Lisboa: APM.