Código: | LEBA20435 | Sigla: | IPPIV | |
Área Científica: | Iniciação à Prática Profissional |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 52 | Despacho nº 15080/2014 | 3º | 4 | 80 | 108 |
Despacho n.º 7346/2020 | 3º | 4 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
A UC visa proporcionar aos estudantes experiências que lhes possibilitem:
O1. Tomar contacto com contextos e problemáticas educativas diversas;
O2. Analisar a diversidade de conteúdos e características dos diferentes contextos educativos frequentados pelas crianças de forma a promover estratégias de transição coerentes;
O3. Interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
O4. Desenvolver uma atitude reflexiva face a situações de estágio vivenciadas a nível institucional e pedagógico;
O5. Mobilizar conhecimentos adquiridos na análise de situações da prática profissional;
O6. Iniciar o desenvolvimento de competências de intervenção como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver de forma coerente e fundamentada estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados;
O7. (Auto)avaliar o seu desempenho numa atitude de questionamento e de pesquisa que leve à realização de novas aprendizagens.
Os conteúdos trabalhados decorrerão das problemáticas inerentes à compreensão e análise dos contextos de prática selecionados, envolvendo uma articulação teórico-prática de saberes que leve à caracterização e conhecimento dos contextos educativos em análise; dos seus intervenientes; das metodologias específicas que os caraterizam e da respetiva legislação de suporte.
Os conteúdos da Unidade Curricular decorrem das situações em análise no âmbito da prática em diferentes contextos de educação não formal e do seu enquadramento científico e legal possibilitando o desenvolvimento dos conhecimentos e competências enunciados. Considerando o Total das 108 horas de trabalho previstas e a seguinte distribuição das horas de contacto - Estágio- 40 horas; Aulas Teórico- Práticas - 36h e Orientação Tutorial - 4h, prevemos que 28 horas de trabalho autónomo sejam distribuídas da seguinte forma: Elaboração do Portefólio (que inclui a realização de leituras, relatório da observação e análise do contexto de estágio com o par pedagógico e reflexão individual) - 16h; Preparação (em par pedagógico) de apresentação oral - 4h Preparação e participação em iniciativas da Comunidade- 8h.
Metodologias de ensino/aprendizagem:
- Apresentação e discussão de conteúdos fundamentais para a preparação e compreensão das situações de prática profissional.
- Discussão, análise e aprofundamento das situações de prática profissional vivenciadas durante o estágio, mobilizando os referentes teóricos necessários e relevantes;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.
A avaliação final resultará da ponderação de três elementos:
- Um Relatório do Projeto desenvolvido no contexto selecionado (40%)
- Apresentação oral do Projeto (planificação e respetiva avaliação/reflexão) (40%)
- Participação nas aulas e envolvimento na realização de outros trabalhos realizados ao longo do semestre (20%)
Pretende-se, através de um contacto com o meio profissional, assim como da análise, fundamentada das situações de prática pedagógica vivenciadas, enriquecer e diversificar a oferta de ocasiões de desenvolvimento profissional.
A metodologia de ensino adotada possibilita aos estudantes analisarem as problemáticas educativas inerentes ao contexto em análise - creche ou jardim de infância (O1, O2); e promove uma atitude reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas (O4).
Os momentos reflexivos da prática de ensino supervisionada irão envolver a discussão, análise e aprofundamento dos conhecimentos sobre diferentes situações que caraterizam a prática profissional, mobilizando os referentes teóricos necessários, e levando a/os estudantes a desenvolver competências de intervenção como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver de forma coerente e fundamentada estratégias de trabalho de trabalho; avaliar os resultados alcançados (O6). Esses conhecimentos e competências serão mobilizados pelo/as estudantes na componente de estágio (O4), na qual serão estimulados a interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa (O3).
Através da construção, apresentação e debate de documentos e evidências resultantes da análise das situações de estágio pretende-se auxiliar o/as estudantes a (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos numa atitude de questionamento e de pesquisa que leve à realização de novas aprendizagens (O7).
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